Uma conversa sobre dramaturgia com Newton Moreno

O ator, dramaturgo e diretor pernambucano Newton Moreno está em Curitiba até a próxima sexta-feira para ministrar uma oficina de aprimoramento na sede da Companhia Brasileira de Teatro, na capital.

Primeiramente, o encontro será exclusivo aos integrantes da companhia e terá foco uma das obras do poeta Paulo Leminski. Mas amanhã, Moreno estará disponível para um bate-papo com o público sobre seu trabalho durante seus nove anos de carreira com a dramaturgia.

Para Moreno, a troca de experiência será o ponto alto da oficina. “Vamos aprender muito com esse encontro. Nele poderemos discutir a dramaturgia, novas ideias, a maneira de pensar e vivencia-la no Brasil contemporâneo. Tenho o encontro como uma grande oportunidade para troca experiências e uma aproximação com a obra relacionada a Paulo Leminski”, conta Moreno.

“Temos, não só em Curitiba, mas no País como um todo, vários movimentos que discutem a dramaturgia. A experiência em receber Moreno aqui é muito rica, bem como o contato entre pensadores e diferentes profissionais da área”, diz o diretor da Companhia Brasileira de Teatro, Marcio Abreu.

A oficina que Moreno realizará faz parte da preparação que a companhia brasileira de teatro está fazendo para a montagem de um espetáculo baseado na obra de Paulo Leminski.

“Aproveitaremos a oficina para aproximar as discussões sobre o projeto que temos para encenar o poeta”, adianta Moreno. A estreia da peça inspirada no universo de Leminski está prevista para o primeiro semestre de 2010.

Carreira

Moreno é um dos nomes mais reconhecidos do teatro brasileiro atual. Apenas nos últimos três anos, recebeu dois prêmios e uma indicação ao Prêmio Shell. Entre seus textos de maior sucesso estão Agreste, de 2004, e As centenárias, de 2007.

Ele também é integrante da Companhia os Fofos Encenam, da Cooperativa Paulista de Teatro. Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, concluiu mestrado na USP, onde atualmente realiza doutorado.

Serviço

A discussão sobre processo teatral com o dramaturgo Newton Moreno será amanhã, às 19h, na sede da Companhia Brasileira de Teatro (Rua José Bonifácio, 135, Largo da Ordem), a entrada é franca. Maiores informações pelo telefone (41)3223-7996 ou pelo site www.companhiabrasileira.art.br.

Voltar ao topo