Um trailer da arte no Paraná

A Casa Andrade Muricy inaugura hoje, às 19h, a exposição Síntese Paraná: Arte Atual, uma espécie de “trailer” da arte no Estado, reunindo dez artistas locais, escolhidos entre 45 indicados pela Comissão de Seleção montada especialmente para o evento. São eles: Carina Weidle, Dulce Osinski, Edilson Viriato, Elvo Benito Damo, Fábio Noronha, José Antonio de Lima, Juliane Fuganti, Luiz Carlos Brugnera, Maria Cheung e Marlon Azambuja, e cada um terá a curadoria individual de um dos membros da Comissão.

“São 10 grandes artistas plásticos e 10 grandes curadores mostrando um panorama da produção contemporânea do Estado”, resume a secretária estadual da Cultura, Mônica Rischbieter. Assim, a mostra é uma espécie de coletiva que reúne dez pequenas individuais, cada uma com suas características, já que cada curador será responsável pelo êxito dos seus artistas. “Não há esquema, preocupações classificatórias, premiação ou a inclusão de qualquer láurea regulamentar. Aos participantes será concedida, tão-somente, uma prolongada e instigante exposição diante do público, dos meios de comunicação, da crítica e, por que não, do saudável comércio de arte”, diz o diretor da Casa Andrade Muricy, Ennio Marques Ferreira.

De acordo com o diretor, desde a sua criação, em 1998, a Casa Andrade Muricy sentia a necessidade da inclusão da produção coletiva de nomes representativos da atual safra da arte paranaense, ao lado das mostras seletivas nacionais e internacionais realizadas ali. “A propósito, no caso de uma ainda não prevista mas desejável continuidade do projeto, não se cogita transformá-lo, mais adiante, em algo semelhante àqueles certames anuais de arte, não obstante a relativa analogia existente entre eles”, adianta.

Síntese Paraná, como o nome já indica, reúne obras de todos os gêneros, técnicas e estilos, como pinturas, gravuras, instalações, objetos e esculturas que serão distribuídas em todos os espaços da Casa Andrade Muricy, enfatizando a diversidade criativa da arte paranaense da atualidade.

De hoje a 21 de julho na Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915). Visitas de terça a domingo, das 10h às 20h. Ingressos a R$ 3 e R$ 1 para estudantes. Portadores de deficiência, maiores de 65 anos e menores de 7 não pagam. Entrada franca nas terças.

Voltar ao topo