Um dia na vida de três mulheres

Com nove indicações ao Oscar, estréia nos cinemas As Horas, que acaba de dar a Nicole Kidman, no papel da escritora Virginia Woolf, o prêmio de melhor atriz na Inglaterra. O filme já conferiu o Globo de Ouro para Meryl Streep. Do elenco, ainda se destacam Julianne Moore, concorrendo ao Oscar como atriz coadjuvante, e Ed Harris, na mesma categoria.

As Horas, indicado também a melhor filme, direção (Stephen Daldry, o mesmo de Billy Elliot), roteiro adaptado, montagem, trilha sonora e figurino, é inspirado em Mrs. Dalloway, romance que Virginia Woolf apresentou ao mundo em 1925. Conta a história de um dia na vida de uma rica inglesa.

Nas telas, o enredo acrescenta mais duas mulheres como personagens principais, uma delas a própria Virginia. É que o roteiro foi adaptado do livro As Horas, que deu o Prêmio Pulitzer ao escritor Michael Cummingham em 1999. A ação não se atém a uma época, mostrando a escritora nos anos 20, Laura (Julianne Moore) na década de 50 e Clarissa (Meryl Streep) nos tempos atuais. Em comum, a admiração de Laura e Clarissa por Virginia e o que se quer demonstrar: a arte como poder libertário.

Comédia nacional

E a vida de uma noviça casadoira com suas artimanhas para levar alguém ao altar é o tema de Cristina Quer Casar, comédia romântica protagonizada por Denise Fraga, que também estréia hoje nos cinemas. A direção é de Luiz Villaça, o mesmo diretor da série Retrato Falado, da tevê. Cristina é ladeada por Marco Ricca, no papel de dono de uma agência de casamentos, e Fábio Assunção, o possível marido da noiva…

Voltar ao topo