Não é o espetáculo de Ney Matogrosso nem uma das realizações do Coral Luso Brasileiro de Bauru. Além do nome, o que o projeto Um Canto em Cada Canto – da Secretaria da Cultura de Cascavel – tem em comum com estes dois eventos é a possibilidade de proporcionar aos seus envolvidos uma constante interação musical.

continua após a publicidade

O projeto cascavelense, nascido para desenvolver aptidões musicais em crianças, tem como objetivo promover encontros com os professores das escolas municipais e qualificá-los como agentes, para que possam levar a música até os alunos de forma especializada. "Nossa intenção é montar um coral permanente em cada escola. Isto nasceu da necessidade da cultura ser voltada para o cidadão e, sendo que a coordenação do projeto se limita em alcançar todos os alunos, resolvemos multiplicar os envolvidos", diz a maestrina e coordenadora do projeto, Giordana Lube.

Em junho, apenas sete escolas serão atendidas de forma experimental, mas a idéia é atender às mais de 70 escolas municipais até o final do ano. "É devido a idéias neste porte que conseguiremos multiplicar o conhecimento da comunidade sobre música", enfatiza Giordana. Um Canto em Cada Canto faz parte do Projeto Arte é Vida, dentro da Nova Política Pública de Cultura.

Proposta experimental

continua após a publicidade

Antes de se iniciar os trabalhos na escola, os professores participarão de quatro ensaios intensivos, semanais, até que todas as noções básicas da didática de coral infantil sejam aplicadas. O primeiro ensaio com os professores será realizado ainda neste mês.  Ministrado por Giordana, o programa acrescentará escolas aos poucos. "Cada escola precisa se adequar ao andamento do projeto. Todas concordam que as atividades são interessantes para complementar o ensino dos alunos, no entanto, nem sempre são é viáveis", completa, apostando nesta integração cultural. Os professores voltarão a se reunir dessa forma uma vez por mês para acompanhamento.

Segundo o secretário da Cultura, Júlio César Fernandes, este projeto só tende a estimular os alunos da rede municipal de ensino. "Estas atividades proporcionam a criatividade, sensibilidade e a curiosidade pelas artes gerais. Além deste aspecto, as técnicas aprendidas e o repertório fornecido nas diversas atividades dos corais são aproveitados posteriormente, sendo que ampliam o conhecimento destes estudantes, trazendo melhorias para a sociedade", conclui o secretário.

continua após a publicidade