Quem gosta de apreciar imagens feitas por renomados fotógrafos pode aproveitar o fim de semana na Casa Andrade Muricy (CAM). O espaço, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, abriga até este domingo (11) duas mostras de fotografias que abordam o estilo de vida dos paranaenses e dos alemães.

Como forma de recuperar a arte e a memória de um dos mais atuantes fotógrafos do sul do Brasil, que durante cinco décadas (1920-1960) registrou comunidades paranaenses, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS) e o Instituto Federal do Paraná organizam a exposição “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”. Na mostra é possível observar 62 fotos que destacam a arquitetura, o cotidiano, as escolas, os desfiles patrióticos, enfim, uma diversidade de temas pelos quais a Lapa e as cidades em seu entorno foram vistas pelas lentes do fotógrafo. A exposição, que tem entrada gratuita, está em cartaz também até este domingo (11).

Na busca de compreender as relações sociais e a dinâmica dessa comunidade registrada por Glück, as fotógrafas Tânia Buchmann e Charly Techio apresentam uma exposição complementar com 20 imagens, intitulada Um Olhar Contemporâneo sobre a Lapa de Glück.

Também até domingo, na Casa Andrade Muricy está aberta para visitação a exposição “Zeitsprung – Salto no Tempo”, com cerca de 100 fotografias de Erich Salomon e Barbara Klemm. Os dois fotojornalistas são importantes para a cultura alemã. O primeiro retratou de forma ímpar grandes acontecimentos políticos nas décadas de 1920 e 1930 e é considerado o pai do fotojornalismo político moderno. Já Barbara capturou momentos históricos focando o lado social e psicológico das personagens.

SERVIÇO: “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”; “Um Olhar Contemporâneo sobre a Lapa de Glück”, de Tânia Buchmann e Charly Techio; “Zeitsprung – Salto no Tempo”, de Erich Salomon e Barbara Klemm.

Serviço

Data: Até domingo (11).

Local: Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915, Centro – Curitiba/PR).

Entrada gratuita.

Horário: terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábado e domingo, das 10 às 16 horas.
Informações: (41) 3321 4798.