Foto: Divulgação
João Carlos Martins lança DVD
e livro.

Os pianistas João Carlos Martins e Alvaro Siviero realizam um concerto no evento de lançamento do DVD Reverie, de Martins, hoje, às 20h, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Com o término do ano chegando e o fim das atividades da orquestra sinfônica, a ocasião marca o encerramento das homenagens aos 250 anos de nascimento de Mozart, em Curitiba. A dupla iniciou as homenagens ao compositor há um ano, em evento realizado no Canal da Música.

O filme belga é a segunda produção européia dedicada ao brasileiro, conhecido por suas virtudes de músico e pela tortuosa história de luta contra a paralisia nas mãos. Nele, a produção acompanha a fase de Martins como maestro, e revela o renascer de um músico após ter encerrado uma fase como artista de piano. Atualmente, Martins atua como regente da Bachiana Chamber Orquestra e em ocasiões especiais se arrisca no piano, instrumento que lhe preencheu a vida e com o qual se tornou um dos principais intérpretes de Bach, no mundo. Hoje será um desses momentos.

?Essa ocasião coroa todo o nosso trabalho e percebemos que vale a pena investir na música. Nada mais justo para homenagear Mozart?, diz Siviero. No lançamento do DVD, o público acompanha com os dois pianistas a projeção do filme e se inicia uma sessão de bate-papo aberta entre os músicos e o público. Encerrada a conversa, os dois interpretam, a dois pianos, algumas transcrições de Mozart.

João Carlos Martins teve a carreira marcada por glórias e um reconhecimento internacional ainda jovem, porém, problemas em suas mãos tiraram sua mobilidade e a carreira como pianista teve um final melancólico. Obstinado por música, ele continuou estudando o repertório clássico até se tornar maestro, cargo que exerce com excelência. Mesmo sem a partitura, já que não consegue virá-la, sua genialidade é posta à prova, ele mantém decorado na memória de oito a dez mil páginas de composição. Sua história está contada no recém lançado A saga das mãos, livro editado pela Elsevier, de João Carlos Martins, com Luciano U. Nassar.

Serviço:

Lançamento do DVD Reverie de João Carlos Martins, com sessão de bate-papo e concerto com Álvaro Siviero, hoje, às 20h, no auditório do MON. Os ingressos custam R$ 10. Mais informações pelo telefone (41) 3079-1332.