Túnel do tempo

Uma certa nostalgia acomete parte da programação da tevê aberta. Basta uma rápida "zapeada" para encontrar histórias adormecidas na memória de um público mais velho. Entre as mais antigas que estão no ar, duas delas estão na Rede TV!, emissora que também já exibiu Jeannie é um gênio. É o caso de Zorro e A Feiticeira. Zorro, por sinal, é um dos primeiros seriados de "capa e espada" e narra a saga do dândi mexicano Don Diogo de La Vega, que se esconde por trás da máscara do intrépido Zorro para combater o militar Capitão Monastário. Produzido pelos estúdios Disney, entre 1957 e 1961, o seriado é protagonizado por Guy Williams. A presença do ator, aliás, é o grande chamariz, uma vez que até hoje ele é considerado o melhor intérprete do personagem.

Já A Feiticeira, produzida pela Columbia Television, entre os anos de 1964 e 1972, narra as engraçadas aventuras da bruxinha Samantha e o simples mortal James, interpretados por Elizabeth Montgomery e Dick York, este último substituído pelo ator Dick Sargente a partir de 1969. Na série em questão, apesar de contar com efeitos para lá de ultrapassados, é possível perceber as imperfeições nas cenas em que a protagonista realiza as mais variadas mágicas, mas não decepciona. Ao contrário: é possível perceber, mesmo que na ficção, os valores morais da época, que ainda mantinha uma certa pureza.

Chaves e Chiquinha: sucesso no SBT.

Mas não é somente a Rede TV! que se utiliza de seriados antigos para atrair o público saudosista e curiosos de qualquer idade. No SBT é possível encontrar os seriados infantis Alf, o Eteimoso, produzido entre 1986 e 1990, e o mexicano Chapolin, gravado entre 1970 e 1979. Mas a série que mais chama a atenção dos telespectadores é o também mexicano Chaves, produzido entre 1971 e 1993, que desde 1984 freqüenta a grade de programação do SBT.

Embora não seja um primor de produção e tenha sido repetido à exaustão, é muito cultuado por parte de um público bastante fiel, que reclama toda vez que a emissora ameaça tirar o seriado da programação, o que demonstra que a série não envelhece, assim como os outros seriados produzidos no remoto século XX. Para eles, recordar é viver.

* Zorro, Rede TV!, segunda a sexta, 12h40.

* A Feiticeira, Rede TV!, segunda a sexta, 18h45.

* Chaves, SBT, segunda a sexta, 12h45 e 14h15; sábados, 15h15.

* Chapolin, SBT, sábados, 13h45.

* Alf, o Eteimoso", SBT, sábados, 12h45.

Voltar ao topo