Daniela Cicarelli e
Fernando Meligeni: descontração.

Quem espera ver menininhas ou rapazotes com roupas sumárias no “MTV Sports” já pode ir trocando de canal. O programa da emissora musical, exibido todas as quartas, às 23 h, foge do clichê de utilizar situações esportivas como desculpa para destacar corpos salientes. Tanto que o apresentador da produção da MTV é o tenista Fernando Meligeni, o Fininho, que está longe de ser um padrão de beleza.

A mira nas modalidades esportivas, em vez de na aparência física de quem pratica, fica evidente ao acompanhar a gravação do “MTV Sports”. Um exemplo é o programa em que Meligeni levou a estonteante Daniela Cicarelli para se exercitar na famosa Praia de Ipanema, tradicional cartão-postal da Zona Sul do Rio de Janeiro. Vestida discretamente com short e camiseta, a modelo revelou quase nada do corpo escultural. “Não apelamos para a sensualidade do convidado, mesmo que seja a maravilhosa Daniela. O nosso objetivo é esportivo”, garante Meligeni.

Na verdade, o que se percebe nas gravações do “MTV Sports” é a busca pela naturalidade no encontro do apresentador com seus convidados. Em algumas situações, Fernando e Daniela ficaram apenas conversando na beira da praia ou simplesmente caminhando pelo calçadão. Mas não dá para disfarçar que um dos objetivos do programa é mostrar também os “micos” que acontecem nas gravações. O apresentador, por exemplo, não titubeou ao ver Daniela em dificuldades para fazer algumas barras. Logo, ele se colocou embaixo da modelo mineira, tipo “cavalinho”, para ajudá-la a terminar a sessão de exercícios. Com muito bom humor, os dois caíram na gargalhada. “Meu Deus, que mico!!!”, brincou Daniela.

Improvisando

Como a idéia do programa, previsto para ser exibido em outubro, era mostrar Fernando e Daniela praticando esportes de beira-mar, outra característica do “MTV Sports” ficou evidente. Apesar de ter um roteiro pré-determinado, as gravações são feitas na base do improviso. Um exemplo é que o grupo de meninas que iria gravar com o apresentador e a modelo não apareceu e foi preciso arranjar alguns garotos para fazer embaixadinhas com eles. Como não faltaram voluntários para a tarefa, o difícil mesmo foi ver o total descontrole de Fernando e Daniela com a bola de futebol. “O barato é mostrar um tenista profissional como o Fernando dando vexame em outras modalidades”, afirma a diretora Andrea Cassola.

Realmente, no controle da bola de futebol, tanto Daniela quanto Fernando precisam treinar muito. “Este programa deveria se chamar ?O Mico no Esporte?”, brinca Daniela, depois de chutar a bola para longe. No entanto, uma das maiores preocupações durante as gravações é que Fernando não se machuque. O tenista ocupa atualmente a 60ª posição no ranking da ATP -Associação de Tenistas Profissionais – e fica atrás no Brasil apenas de André Sá, em 55º, e Gustavo Kuerten, em 46º. Por isso mesmo, ele acaba se preservando. “Vou até um certo limite, mas faço questão de não apresentar apenas. Seria muito cômodo para mim, mas chato para o espectador”, acredita o tenista argentino naturalizado brasileiro.

Ipanema

A escolha da Praia de Ipanema para gravar o programa com Daniela não foi casual. A modelo adora o local e, por diversas vezes, já pegou a ponte-aérea São Paulo/Rio de Janeiro só para curtir a praia carioca. “Procuramos aliar natureza e esporte sempre. No caso de Ipanema, é um lugar lindo onde a prática esportiva já está incorporada”, explica a diretora do programa.