Troféu Gralha Azul volta palco

Retorna ao Guairinha a cerimônia-festa do Troféu Gralha Azul, dedicado ao teatro paranaense. No ano passado, foi num clube, descaracterizando o evento. Mas deveria ser no Guairão, por seu espaço mais eloqüente. Na sua 23ª edição, agendada para esta segunda-feira às 20h30, serão entregues o troféu – uma estatueta criada pelo artista plástico Ivens Fontoura em 1976 – e dinheiro (de 600 a 2000 reais).

O espetáculo que emoldura a cerimônia tem texto e direção de Enéas Lour. Sonoplastia de Chico Nogueira e iluminação de Beto Bruel. Os apresentadores serão os atores globais Simone Spoladore e Raniere Gonzales.

Este ano concorrem 48 espetáculos. “A premiação em dinheiro é simbólica, mas que valoriza o talento do artista local, daí o sucesso deste evento”, diz a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Dóris Teixeira. Ela também destaca o esforço para manter o Troféu Gralha Azul há mais de 20 anos. O ganhador do prêmio na categoria Espetáculo também será agraciado com o Troféu Epidauro, idealizado pelo Consulado Honorário da Grécia em Curitiba.

Depois da festa de premiação os artistas terão um baile que acontecerá no Espaço Cine, na Avenida João Gualberto, 81 (antigo Cine Morgenau, ao lado do Passeio Público). O baile terá a animação da banda El Merekumbe (música cubana), Djóia Tela (ritmos brasileiros e black music), e do grupo DJ Leandro (pop dos anos 80).

Indicados

Para melhor espetáculo concorrem Cãocoisa e a Coisa Homem, produção do Ateliê de Criação Teatral, O Conto da Ilha Desconhecida, com o grupo Pé no Palco e A Volta ao Dia em Oitenta Mundos, da Cia. Brasileira de Teatro. As três montagens são excelentes e contam com uma torcida muito grande e dividida, principalmente entre os dois primeiros.

Ocorre o mesmo entre os candidatos a melhor espetáculo infantil (Pluft – O Fantasminha, com o Teatro de Bonecos Dr. Botica, Sonho de Uma Noite de Verão, com a Cia. Do Abração e Flicts, com a Márcio Roberto Produções Artísticas. Os diretores dessas peças também estão indicados para melhor direção: Manoel Kubachuk, Maurício Vogue e Edson Bueno, respectivamente.

Maurício Vogue concorre também como melhor diretor pelo espetáculo Motion, ainda em cartaz. Também estão na disputa Fátima Ortiz, por O Conto da Ilha Desconhecida, e Márcio Abreu, por Volta ao Dia em Oitenta Mundos.

As indicadas para atriz são: Olga Nenevê, Christiane de Macedo e Maureen Miranda (adulto); Tuca Fanchin, Ariane Mafra e Fabíola Nascimento (infantil). Para ator: Danilo Avelleda, Luís Mello e Luiz Carlos Pazzello (adulto), e Fábio Silvestre, Santos Chagas e Anderson Faganello (infantil).

Ator e atriz coadjuvantes: Enéas Lour, Luiz Carlos Pazzello e Andrei Moscheto, Nena Inoue, Geisa Costa e Cláudia Vasconcelos. E os candidatos para ator/atriz revelação são: Giovanna de Liz, Priscilla Carvalho e Gerson Delliano.

***

Ingressos e mesas estão à venda também no Café do Teatro (Rua Aminthas de Barros, 154).

Voltar ao topo