A Fundação Cultural de Curitiba apresenta, na próxima quarta-feira (14/09), às 19h30, na Sala Scabi no Solar do Barão, o trio Rerum Novarum pela série Intermezzo. Com um espetáculo que visa divulgar a música de câmara escrita para a formação de piano, violino e clarineta, o grupo tem a intenção de inovar. Esse objetivo já está impresso no próprio nome, pois Rerum Novarum, em latim, significa "De Coisas Novas".

Formado por Martina Lohmann, Jairo Wilkens e Paulo Emiliano de Andrade o grupo presenteia o público com um recital de música contemporânea estrangeira. No repertório composições de Béla Bartók (1881-1945) músico nacionalista que abordou em todas as composições o folclore como tema, Igor Stravinsky (1882-1971) criador de "A sagração da primavera" que com ritmos e melodia selvagens marcou o início da música do século XX e Darius Milhaud (1892-1974) que compôs mais de 450 peças musicais sendo, muitas delas, brasileiras. Ele morou dois anos no Brasil e algumas das obras mais conhecidas dele são "Boi no Telhado" no qual utiliza material folclórico latino-americano e "Saudades do Brasil" que fala de bairros do Rio de Janeiro.

Para a apresentação na série Intermezzo o grupo, que iniciou os trabalhos há menos de um ano na Oficina de Música de Curitiba, vem realizando ensaios interruptos.

Os concertos da série Intermezzo apresentam a música erudita de diversos períodos da história, contemplado desde a Idade Média, Renascença, Barroco, Clássico e Romântico até a Música Contemporânea. No repertório estão obras de grandes compositores de diferentes países.

O Intermezzo faz parte do programa Música em Pauta da Fundação Cultural de Curitiba que engloba outras três séries musicais já consagradas pelo público curitibano: "Cidadania Musical", "Domingo Onze e Meia", e "Terça Brasileira". O objetivo do programa é apresentar diferentes vertentes musicais – do clássico ao popular, valorizando também a música autoral dos compositores paranaenses, a preços populares ou com entrada franca, chegando a diferentes públicos com apresentações de periodicidade mensal e quinzenal.

Serviço
Série Intermezzo apresenta Trio Rerum Novarum
Data: 14 de setembro, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Sala Scabi – Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533 Centro)
Ingressos a R$ 2,00
Informações: 3321-2847
www.fccdigital.com.br