Trio alemão na BankBoston

Após realizar turnê por diversas cidades na Europa, incluindo participações no Festival de Verão de Ludwigsburg, o trio formado por Marie Luise Neunacker (trompa), Antje Weithaas (violino) e Silke Avenhaus (piano) se apresenta hoje em Curitiba dando continuidade à série BankBoston de Concertos. Utilizando diversas formações, as musicistas apresentam um repertório que mistura o romântico e o contemporâneo: trompa, violino e piano em Brahms e Koechlin; trompa e piano em Schumann e Kirchner; e violino e piano em Ravel. O espetáculo ocorre no Guairinha, às 20h30.

Na atual temporada, as alemãs têm se apresentado juntas por toda a Europa, incluindo uma turnê por cidades alemãs, que concluíram na última sexta-feira, dias antes de embarcar para o Brasil. Em solo tupiniquim realizaram concertos em São Paulo, dias 26, 28 e ontem e ainda tocam em Porto Alegre, dia 3 de julho, mas apenas com o duo Weithaas e Avenhaus.

O repertório que elas trazem ao Brasil é diferenciado e bastante diversificado. O programa apresenta Quatro peças para violino, trompa e piano, do compositor francês Charles Koechlin. No encerramento, o sublime Trio para trompa, violino e piano em Mi Bemol Maior, opus 40, de Johannes Brahms. Entre um e outro, Neunacker interpreta Adagio e Allegro de Robert Schumann e a peça Lamento d?Orfeo, que o compositor alemão Volker David Kirchner, de 64 anos, dedicou à trompista. A violonista Antje Weithaas executa em seguida a provocante Sonata para violino e piano, de Ravel. Nas três peças participa a pianista Silke Avenhaus.

Música de câmara de boa qualidade e prestígio. O público que comparecer ao teatro acompanhará um dos mais requisitados trios camerísticos na atualidade. Além de música de câmara, as alemãs Marie Luise Neunacker, Antje Weithaas e Silke Avenhaus estão entre as mais solicitadas solistas européias. Uma rápida leitura de seus currículos demonstra que, separadas, estas três formidáveis musicistas alemãs já conquistaram primeiros prêmios de concursos internacionais importantes em seus instrumentos, freqüentam as mais seletas salas de concerto dos cinco continentes e gravaram com os mais destacados maestros e orquestras.

Marie Luise Neunecker é uma das mais célebres trompistas da atualidade. Professora de trompa da Academia de Música Hans Eisler, em Berlim, venceu diversas competições solo, incluindo o primeiro lugar em Munique e no Concert Artists Guild, em 1986, Nova Iorque. A violinista Antje Weithaas é professora de violino na Escola Superior de Artes (HDK) de Berlim. Venceu concursos internacionais importantes, como o Joseph Joachim, em 1991, e atuou como solista com a Sinfônica da BBC, a Sinfônica de Tóquio, a Filarmônica de Los Angeles, a Gewandhaus de Leipzig e a Filarmônica de Stuttgart.

A pianista Silke Avenhaus, por sua vez, toca regularmente em duo com Thomas Zehetmair e Tabea Zimmermann e integra o Munch-Trio. Tocou em salas importantes como a Philharmonie de Berlim, na St.-Martin-in-the-Fields e no Wigmore Hall, em Londres, na Sala Gaveau, em Paris, e no Concertgebouw, em Amsterdã.

Serviço:

Show com o trio de câmara alemão (trompa, violino e piano), hoje, às 20h30, no Guairinha. Ingressos a R$36, e R$24 para clientes BankBoston. Mais informações pelo telefone (41) 3304-7982.

Voltar ao topo