Tribuna na TV: estradas estão longe das ideais

Trafegáveis, apenas trafegáveis. O adjetivo sintetiza a situação das estradas de concessão das empresas Rodovia das Cataratas, Caminhos do Paraná e Ecovia. Ontem, na terceira reportagem da série sobre as estradas paranaenses, a equipe do programa Tribuna na TV, da TV Iguaçu, mostrou que nos trechos administrados por essas concessionárias houve algumas melhoras, mas que o estado das estradas passa longe do ideal, situação contrastada ainda mais pelos preços cobrados nas praças de pedágio.

Na viagem de ontem, Renata Bonacin e Irany Carlos Magno percorreram toda a BR-277, de Foz do Iguaçu até Paranaguá. Além das rodovias estaduais no litoral do Estado que fazem parte da concessão da Ecovia e da BR-476 no sentido Lapa, que é administrada pela Caminhos do Paraná.

Indo de Foz até Guarapuava, a equipe pegou uma estrada bem sinalizada, inclusive à noite, com olhos de gato (sinalizadores luminosos), que mostram o contorno da rodovia. O asfalto também é bom e a pista é dupla até Medianeira, quando a pista fica simples e o asfalto piora. Numa placa a equipe vê o aviso da concessionária: 196 quilômetros foram restaurados. Aí vem o problema, como em outras rodovias, há restauração que tapa os buracos, mas transforma a pista numa colcha de retalhos, cheia de irregularidades, que fazem o carro trepidar muito. Pouco antes de Cascavel, a pista melhora e vira dupla, mas assim que a cidade acaba volta a ser simples. Até Guarapuava o asfalto piora ainda mais. Os remendos e as ondulações agora também são acompanhados pelo desnível da pista com o acostamento. Na pista no sentido Foz, não há acostamento nem terceira faixa. A equipe encontrou funcionários da Rodovia das Cataratas cortando mato. “Está muito ruim, principalmente nos pés das pontes. O caminhão chega a levantar para poder passar. Tem buraco mesmo. Só estão fazendo uns remendinhos”, disse o caminhoneiro Pedro Justino da Silva.

Mais à frente, a equipe depara-se com outro problema. O acostamento irregular e cheio de grama e mato, inviabilizando sua utilização pelos motoristas. Em Guarapuava começa a concessão da Caminhos do Paraná, que também apresenta remendos e problemas com acostamento. No trecho até a Lapa, conseguido pela concessionária num acordo com o governo do Estado, o acostamento está revestido apenas por uma fina camada de asfalto, que se deteriora muito rápido. A concessionária reduziu as tarifas em todas suas praças, em troca recebeu o novo trecho para administrar.

Litoral

Além da BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, administrado pela Ecovia. A equipe do Tribuna na TV percorreu as PRs 408 (que passa por Morretes e Antonina), 407 (que vai até Praia de Leste) e 508 (Alexandra-Matinhos), também geridas pela concessionária. Na 277 sentido litoral, os motoristas pagam a tarifa mais cara do Estado. Carros de passeio pagam R$ 6,10. Apesar de a estrada estar razoavelmente bem conservada, as reclamações foram muitas. A PR-408 está ruim e, segundo o prefeito de Morretes, Hélder Teófilo Santos (PMDB), o tráfego de caminhões pelo centro da cidade compromete o patrimônio histórico.

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