Tribo de Jah canta os sucessos do novo Cd no Curitiba Master Hall

Um dos principais nomes e grande referência do reggae nacional, o grupo Tribo de Jah, canta as canções do seu novo CD  "The babylon Inside", no dia 8 de dezembro, no Curitiba Master Hall. Prestes a completar 20 anos de estrada com a mesma formação inicial, com 11 CDS e um DVD já lançados, Fauzi Beydoun (voz/guitarra), Zé Orlando (voz/percussão), Achiles Rabelo (voz/baixo), Alexsandro Enes (voz/guitarra), Francisco Guilherme (voz/teclados) e João Rodrigues (bateria); aproveitam a boa repercussão de seu trabalho no exterior e inovam mais uma vez, lançando simultaneamente um CD em português, com o título de "The Babylon Inside" (a faixa titulo é em inglês), e um em inglês "Love To The World, Peace To The People".

O público poderá conferir as músicas que conquistaram o público no exterior, ao vivo no palco do Curitiba Master Hall. A abertura da casa será às 21h, com a apresentação da banda curitibana Rudah e Nação Erê. O show do Tribo de Jah está previsto para às 22h.

O seu mais novo e recente trabalho, que nasce após sucesso conquistado com uma série de turnês pelo exterior, através das quais o grupo viajou por diversos continentes, tocando não só nos grandes palcos de cidades como Nova York, Los Angeles, Paris, Londres, Tokyo, Buenos Aires, como também em paises inusitados onde o grupo jamais imaginou chegar, como Cabo Verde na África, Guiana Francesa, etc.

O grupo esteve presente também nos maiores festivais de reggae do mundo, desde que participou do Reggae Sunsplash na Jamaica, participou recentemente de festivais como o "Bob Marley Day" em Los Angeles e San Diego, junto aos maiores nomes do reggae mundial; tocando ainda nos maiores festivais de reggae europeus como o Paris-Bercy, na França, o Rototon Sunsplash na Itália; tendo feito também duas apresentações realmente aclamadas no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. Recentemente a Tribo apresentou dois shows em Londres com os ingressos esgotados antecipadamente para as duas noites que marcaram o pré-lançamento de seu cd para o mercado internacional.

O Tribo de Jah lança simultaneamente um CD em português, com o título de "The Babylon Inside" (a faixa titulo é em inglês), e um em inglês "Love To The World, Peace To The People". Há uma obvia expectativa de investir cada vez mais no mercado externo apesar da já sólida carreira conquistada no Brasil. Os CDs em diferentes idiomas contem 3 ou 4 canções em comum dentre as 15 faixas relacionadas para cada álbum, mantendo porém o ineditismo das gravações das demais canções para cada obra separadamente.

Depois de seu último álbum "In Version", gravado na Suíça durante mais uma das viagens ao exterior, porém visando basicamente o mercado nacional, a Tribo se impõe definitivamente como mais um nome de respeito no mercado internacional, fazendo um trabalho de nível invejável que certamente irá alçá-la a uma posição de destaque junto aos grandes nomes do reggae mundial. Canções como "Love to the World, Peace to the People" e "The Dance of the Insane", denotam toda a maturidade do grupo, com temas sempre atuais e incisivos, que  correrão o mundo dando conta do alto padrão a que chegou o reggae brasileiro. No cd nacional,  "The babylon Inside", a canção Sampa a Pampa muda um pouco o foco da banda que em todos os seus cds anteriores cantou o Maranhão, o berço do grupo, fazendo agora uma homenagem natural a São Paulo onde a banda esta radicada há aproximadamente oito anos. A veia contestadora e politizada esta presente em "Apartheid Social" e "Guerra na Babilônia", embora a contestação aqui seja muito mais uma critica construtiva, na tentativa explicita do grupo de manter uma mensagem atual e conscientizadora para o público jovem. O que impressiona realmente é a capacidade de um grupo que, mesmo mantendo a sua agenda de shows extremamente ativa, consegue fazer simultaneamente dois CDs de excelente qualidade, cada qual com a média de 15 canções.

Como se não bastasse, desses dois CDs resultará ainda um terceiro com o titulo de "Tribo de Jah ? In Dub", que será o primeiro álbum totalmente do gênero do grupo. Este será certamente um trabalho muito mais conceitual que reforçara ainda mais a imagem do grupo como detentor de um domínio total da matéria quando o assunto é reggae.

Para um grupo que surgiu como resultado de um dos movimentos mais efervescentes do reggae fora da Jamaica, que é cena reggae do Maranhão, e começou a trilhar seus primeiros passos invadindo as regiões mais próximas da Amazônia e do nordeste brasileiro, é realmente notável a trajetória da Tribo que promete ainda desbravar muitas e novas fronteiras. Inegável foi o papel desbravador do grupo, adentrando regiões onde antes nunca se tinha ouvido falar em reggae no Brasil, pavimentando o caminho para que surgisse um mercado dinâmico e realmente vibrante de reggae nacional. O fato de ter cinco deficientes visuais entre os seus seis integrantes deixou de ser a grande curiosidade para quem até então não conhecia o grupo. A capacidade de se re-inventar e abrir novos caminhos continua latente no grupo, como sua grande qualidade, buscando atingir sempre um grau de excelência e aprimoramento no seu trabalho, o que se comprova facilmente com a audição destes novos CDs que a Tribo de Jah lança no mercado.

Serviço:
Produção Local: Show Master
Show de Abertura: RUDAH e NAÇÃO ERÊ
Data: 8 de dezembro – sábado
Local: Curitiba Master Hall
Endereço: Rua Itajubá, 143 – Portão
Informações: 41 3248-1001
Abertura da casa: 21h
Início show: 22h

Voltar ao topo