Tradição japonesa no palco do Teatro Guaíra

O grupo de dança japonesa Kikunokai se apresenta amanhã em Curitiba, durante sua primeira turnê no Brasil, que incluem shows no Paraná e São Paulo. Considerado uma das mais tradicionais companhias de dança do Japão, o Kikunokai busca inspiração para as coreografias no folclore local e na natureza.

Suas canções falam da alegria das cidades, da vida dos pescadores, da garra das mulheres e do amor. A apresentação faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, comemorada este ano.

Fundado em 1972 por Michiyo Hata (que é coreógrafa do filme Sonhos, dirigido por Akira Kurosawa em 1990), o grupo Kikunokai apresenta a dança clássica do kabuki japonês, que é uma forma de teatro conhecida pela estilização do drama e pela elaborada maquiagem usada por seus atores.

Cada kanji da palavra kabuki pode ser traduzido como canto, dança e habilidade. Em outras palavras, kabuki significa a arte de cantar e dançar. Entre as atividades do Kikunokai estão a formação e desenvolvimento de jovens dançarinos na dança clássica japonesa, e o estudo de artes populares incluindo instrumentos musicais tradicionais japoneses de diversas regiões do país.

Além do sucesso no Japão, o grupo Kikunokai já se apresentou em diversos lugares como França, Alemanha, Inglaterra, Índia, Tailândia e Estados Unidos. Para a turnê brasileira, a companhia trouxe uma equipe com trinta pessoas, entre bailarinos e parte técnica, além de duas toneladas de equipamentos e figurinos que serão usados durante as duas horas do espetáculo. Antes da apresentação em Curitiba, o espetáculo do Kikunokai foi apresentado em Ponta Grossa, e depois segue para Maringá e São Paulo.

Serviço

O grupo Kikunokai se apresenta amanha, no Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971) às 20h30. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5.