Top Charges premia novos talentos da arte gráfica

Os vencedores da premiação cultural Top Charges, parceria entre O Estado, Livrarias Curitiba e Faber-Castell, foram anunciados durante a semana passada. De caráter unicamente cultural e com objetivo de divulgar o trabalho de novos chargistas, a promoção premia os três primeiros lugares. Os 15 melhores trabalhos serão expostos nas Livrarias Curitiba Shopping Estação, dia 19 de novembro.

Com a primeira colocação, José Carlos S. P. Júnior receberá um kit profissional exclusivo da Faber-Castell e publicará três charges de sua autoria em O Estado. Em segundo lugar, Relty Sacha Junge terá duas charges publicadas, receberá um livro e um vale-presente da Livrarias Curitiba. Na terceira colocação, Gilson Genez publicará uma charge e ganhará um livro.

Segundo o diretor de marketing do Grupo Paulo Pimentel (GPP), Rodrigo Florenzano, a idéia é dar aos chargistas a oportunidade de mostrar sua arte, principalmente com seus trabalhos publicados no jornal. ?As charges possuem técnica e adequação ao tema, habilidades facultativas num chargista?, diz. Com características humorísticas e traços caricaturados, as ilustrações são críticas sobre os principais fatos que ocorrem no cotidiano. O Top Charges avaliou as melhores charges considerando a criatividade, originalidade e adequação aos temas: política, esporte, cultura e celebridades. A avaliação dos trabalhos ficou a cargo dos chargistas Dante Mendonça, Solda e departamento de marketing do GPP. Materiais que tinham conteúdo agressivo, racial e pornográfico foram vetados.

Segundo o vencedor do Top Charges, o ilustrador José Carlos S.P. Júnior (26), suas idéias surgem enquanto assiste ao jornal ou lê uma revista. ?Me informo de vários assuntos e tento arrancar uma idéia, com humor?, diz. Seus trabalhos serão publicados hoje e dias 23 e 30 de novembro. Para o ilustrador Relty Sacha Jung (28), o efeito mais interessante das charges é a risada que ela provoca. ?Gosto de bom humor e do jeito que o Brasil está, só tirando um sarrinho mesmo?, conta. Relty terá duas charges publicadas nos dias 16 e 27 de novembro. Com a terceira colocação, o redator publicitário Gilson Genez (39) afirma que o processo de criar uma charge é parecido com o trabalho de montar um anúncio. ?Existe um tema e dentro dele tento encontrar o tom irônico e surpreendente?, conta. Sua charge será publicada dia 20 de novembro.

Segundo o chargista de O Estado, Dante Mendonça, a iniciativa do Top Charges é um passo importante para abrir espaço a futuros talentos. Consideradas símbolo da criatividade e humor, as charges assumiram um papel importante nos veículos de comunicação, principalmente na imprensa. Os principais jornais impressos do País contam com charges editoriais. O tema mais recorrente no arsenal de idéias dos chargistas é a política. ?A política é sempre uma opção, mas outros assuntos cotidianos como o esporte também aparecem, desde que o tema esteja em sintonia com o leitor e seja representativo. O conhecimento do contexto social, econômico e político é fundamental para a compreensão de uma charge?, afirma Mendonça.

Serviço:

A entrega dos prêmios acontece na abertura da exposição Top Charges, nas Livrarias Curitiba (Shopping Estação), dia 19 de novembro, às 17h. 

Voltar ao topo