Tom Cruise e Penélope Cruz estrearão no cinema francês com “Paris je t?aime”, um filme coletivo em episódios, cada um dedicado a um dos 20 bairros da Cidade Luz.

Cruise e Cruz interpretarão a eles mesmos, um casal de atores famosos. No episódio eles são perseguidos por uma horda de turistas mexicanos no 4o “arrondissement”. Serão dirigidos pelo cineasta mexicano Alejandro González Inarritu.

Fazia tempo que Tom Cruise queria trabalhar com González Inarritu, depois de ter admirado sua obra-prima, “Amores perros” (no Brasil, “Amores brutos”), mas nunca haviam conseguido entrar em acordo sobre qual projeto poderia ser mais indicado.

Além disso, Cruise e Cruz decidiram aceitar a oferta dos produtores Emmanuel Benbihy e Mel Gee Henderson de trabalhar nesse episódio de “Paris je t?aime”, que será uma co-produção franco-americana, cujos direitos começarão a ser negociados no próximo Festival de Cannes.

Entre os cineastas que já deram sua aprovação para trabalhar no projeto, além de González Inarritu, estão o brasileiro Walter Salles (“Central do Brasil”), o britânico Tim Roth (“The war zone”), o chinês Jiang Wen e o espanhol Fernando Trueba.

Três episódios já estão prontos, dirigidos pelo alemão Tom Tykwer (“Corra, Lola, corra”), a inglesa Sally Potter (“Lição de tango”) e a francesa Agnès Varda (“A felicidade”).

Para economizar gastos (o filme passou de um orçamento inicial de ? 5 milhões/US$ 5,4 milhões para ? 8 milhões/US$ 8,7 milhões), os produtores decidiram pagar um cachê fixo e único para cada diretor.