Titãs, vida em livro

Os 20 anos dos Titãs, completados em outubro de 2002, também são comemorados em prosa: a biografia A Vida até parece uma Festa – Toda a História dos Titãs, dos jornalistas Hérica Marmo e Luiz André Alzer, já está nas livrarias através da editora Record, contando com prefácio de Serginho Groisman.

O livro conta toda a história de Sérgio Britto, Branco Mello, Charles Gavin, Paulo Miklos, Toni Bellotto, Marcelo Fromer, Nando Reis e Arnaldo Antunes em dezoito capítulos, cada um batizado com um trecho de uma música do grupo. E narra desde os primeiros encontros dos integrantes da banda, no colégio paulistano Equipe, nos anos 70, até o episódio da recente saída do baixista Nando Reis, com uma profundidade e todo o clima que passou despercebido pela imprensa.

Produzida a partir de uma minuciosa pesquisa jornalística e de entrevistas com mais de cinqüenta personalidades, entre músicos, empresários e amigos ligados à banda, os autores buscaram mais do que uma biografia musical. É acima de tudo um livro de histórias desconhecidas até pelos fãs mais inveterados, que marcaram a trajetória da banda e que traça um panorama da evolução do rock brasileiro, desde a primeira safra surgida no início dos anos 80. Hérica e Alzer narram a saída conturbada de dois integrantes iniciais (Ciro Pessoa e André Jung), mais todos os detalhes da prisão por porte de heroína de Tony Bellotto e Arnaldo Antunes, então condenado como traficante.

Os últimos capítulos lembram o estouro do Acústico MTV e a repentina morte de Marcelo Fromer, desde as 48 horas de internação do guitarrista aos dias seguintes em pleno estúdio de gravação. Completam a biografia um encarte com mais de oitenta fotos e discografia completa da banda e individual de cada integrante, inclusive em participação de discos de outros artistas.

Voltar ao topo