Tempo de expectativa

A atriz Stephany Brito tem um carinho todo especial pelo autor Antônio Calmon e a razão é simples. Ela fez sua estréia na Globo em uma novela dele: em 2001, interpretou a doce e romântica Dorinha em Um Anjo Caiu do Céu. Agora ela vai poder trabalhar com ele pela segunda vez e não consegue esconder o entusiasmo. “Estou muito feliz com essa chance. Eu adoro o Calmon como pessoa e como autor. Ele é maravilhoso e os textos dele são fáceis de falar e de interpretar”, valoriza. Stephany será Dandara em Começar de Novo, próxima novela das sete, escrita por Calmon e Elizabeth Jhin, que vai ao ar no dia 30. A vontade de Stephany em atuar novamente em uma novela dele era tanta, que nem a falta de informação sobre o papel que iria interpretar fez a jovem titubear diante do convite do próprio autor. “Não sabia direito o que era, mas cada personagem é um desafio. O que vier, vou tentar fazer”, garante a atriz de 17 anos.

Stephany foi convidada no início do ano, mas continua sem conhecer muito a personalidade e as atitudes de Dandara. “Ela tem conhecimento, eu é que não tenho”, brinca, se referindo a sua personagem. A atriz sabe que Dandara é uma bailarina com passado misterioso que vai à procura de sua família. “Dandara mora sozinha e resolve ir atrás dos seus pais, irmãos e avós. Ela quer descobrir quem são e o que fazem”, conta Stephany, cuja personagem só deve aparecer na trama a partir do capítulo 25. A bailarina vai chegar à cidade fictícia de Ouro Negro, onde se passa a maior parte da novela, e será acolhida no sítio Woodstock pelos “hippies” Vô Doidão e Vó Doidona, interpretados por Luís Gustavo e Marília Pêra. Em seguida, a bailarina irá descobrir que eles são seus avós. “Eles vão mostrar para ela o estilo, as roupas… Acho que irão acabar levando Dandara para a vida dos hippies”, supõe a atriz.

Oportunidade

Começar de Novo vai ser, portanto, mais uma oportunidade para Stephany contracenar com atores consagrados. Em 2001, ela viveu a espevitada e contestadora Samira em O Clone e atuou ao lado de Antônio Calloni, Eliane Giardini, Stênio Garcia, entre outros. A atriz não esconde que procura “absorver” o máximo de conhecimento que pode, pois segundo ela não existe curso de interpretação melhor do que contracenar com profissionais experientes. “Trabalhar com veteranos é uma grande escola. Cada cena é um aprendizado novo. Eles me dão dicas importantes e se preocupam com o meu trabalho”, revela Stephany, que não vê a hora de começar a gravar com Marília Pêra e Luís Gustavo.

Depois de O Clone, Stephany interpretou, em Agora é que são elas, a órfã Elis que namorou o “riquinho” Hugo, papel de Max Fercondini. Os dois atores vão contracenar novamente em Começar de Novo e o par romântico entre os personagens deles poderá até se repetir. Quando Dandara chegar a Ouro Negro, ela irá se envolver com Abel, vivido por Eduardo Pires, um jovem “mulherengo” que lidera um grupo de arruaceiros. “Dandara vai se apaixonar pelo cara errado”, avalia Stephany. No entanto, o estudioso Murilo, interpretado por Max, vai se encantar pela bailarina. “Acho que vai ser um triângulo amoroso, pois não sei se, de início, Dandara irá corresponder ao interesse de Murilo”, revela a atriz, que tem ainda mais um motivo para se sentir “em casa” em Começar de Novo. Seu irmão, o ator Kayky Brito, também está no elenco e viverá Betinho, um jovem conquistador e esportista nato. “Estou muito feliz. Nós temos uma cumplicidade grande e um vai poder ajudar o outro”, comemora.

Chiquititas

Apesar de já ter trabalhado com Kayky em Chiquititas, do SBT, e no filme A Remissão, de Sílvio Coutinho, ainda sem data de estréia, a alegria de Stephany se justifica, pois existe a chance de os dois serem irmãos também na ficção. “De qualquer forma, acho que Dandara e Betinho vão acabar se encontrando pelas histórias do Calmon, mas torço para que eles sejam irmãos”, assume Stephany, que também vai aproveitar o fato de sua personagem ser uma bailarina para retomar as aulas de balé que fazia aos sete, oito anos. “Fazer balé é importante para mim, pois ajuda a melhorar a postura, a disciplina e a alimentação. Tudo é muito positivo”, garante.

Voltar ao topo