Televisão comemora 50 anos no Paraná

‘Desbravador’ é uma palavra que pode se aplicar a todos os pioneiros da televisão no estado do Paraná. Lançar uma emissora de televisão era como se embrenhar no meio de uma selva desconhecida. Surgem desafios inesperados e a utilização das ferramentas corretas só se aprende com o tempo.

Foi assim em 29 de outubro de 1960, quando o visionário empresário Nagibe Chede inaugurou oficialmente, em Curitiba, a TV Paranaense, Canal 12. Havia menos de 200 televisores na capital paranaense, mas o misterioso aparelho já começava a exercer um grande fascínio. Poucos meses depois, Curitiba já ganhava uma segunda emissora, a TV Paraná, Canal 6.

O primeiro par de décadas da televisão foi feito de muito esforço e abnegação de seus profissionais. A inventividade era a palavra de ordem. Os artistas locais se tornaram cada vez mais conhecidos com sua exposição no novo veículo de comunicação. O jornalismo ainda era incipiente. Ilustrar os assuntos com imagens em movimento ainda era raridade.

Porém, dois grandes jornais do Paraná já se faziam presente na televisão da época. O canal 12 apresentava no início de sua programação, na hora do almoço, o Tribuna na TV; e no final da programação O Estado do Paraná na TV. Em 28 de dezembro de 1967, Curitiba ganha seu terceiro canal, a TV Iguaçu, Canal 4. Foi o primeiro canal de televisão da capital que teve um prédio construído especialmente para isso.

A televisão também se expandiu para o interior do Paraná. A inventividade passou a dar lugar a técnicos especializados. A programação local passou a dividir espaço com programas de emissoras de São Paulo e Rio de Janeiro. Artistas paranaenses foram se aventurar em terras do Sudeste.

A televisão se expandiu por todo o Estado. As emissoras de Curitiba formaram redes e se afiliaram a outras redes nacionais. Hoje, somente na frequência VHF, a capital paranaense conta com seis emissoras de televisão. A RPCTV e a Band Curitiba já transmitem em alta-definição. Em breve, a Rede Massa e a RICTV também vão começar a transmitir em HDTV.

Do alto do Edifício Tijucas, em Curitiba, onde foi inaugurado o Canal 12, ao alto das Mercês, onde estão localizadas todas as emissoras de televisão da capital paranaense, foram 50 anos. Cinco décadas que contam a história do Paraná por meio das velhas imagens em preto e branco até as vividas imagens em alta-definição.