Tela bronzeada à vista

A briga pela audiência vai esquentar neste verão. É o que prometem os primeiros planejamentos das emissoras para a programação entre meados de dezembro e o final de fevereiro. Acostumada a adaptar boa parte dos programas ao ar livre durante os primeiros meses do ano, a MTV ganha desta vez a companhia da Band, que também vai ter sua casa de praia. O SBT, que não tem tradição no assunto, monta sua barraca no litoral de São Paulo em parceria com a Rádio Jovem Pan, promovendo inserções ao longo de toda a programação e exibição de shows ao vivo. Na Globo e na Record, a temperatura sobe apenas em alguns programas.

É o caso do Caldeirão do Huck, que mais uma vez se muda para a praia. Já na Record, o clima praiano fica por conta de Adriane Galisteu, que comanda o Projeto Verão. “O segredo deste tipo de iniciativa é que a tevê sai do estúdio tradicional e vai para a rua. É natural que aconteçam muitas coisas diferentes”, avalia Zico Góes, diretor de programação da MTV.

O “arejamento” da programação é também o objetivo de Ignácio Coqueiro, diretor do Caldeirão do Huck. O programa começa a gravar suas edições especiais na segunda quinzena de novembro, provavelmente em Niterói, como no ano passado. “O programa ganha calor, a dinâmica muda, dentro do contexto da estação. Além disso, o Luciano e a equipe ficam muito à vontade gravando a céu aberto, perto do mar”, defende Ignácio, que destaca novidades como o incremento do concurso da mulata do carnaval. “Ano passado, fizemos timidamente. Este ano, vamos contar com a participação de escolas de samba do Rio e de São Paulo”, adianta.

Testes

Na MTV, a ordem é não mexer em time que está ganhando. A repercussão do Casa da Praia no ano passado garantiu uma nova edição este ano. E Daniella Cicarelli, que acabou contratada pela emissora musical depois de se destacar no Notícias de Bikíni, vai comandar um novo programa, ainda não definido. “É o momento de testarmos alternativas ao que é a grade do ano todo. O que dá certo, volta, não só no verão, mas na própria programação normal”, destaca Zico, citando como exemplos o VJ Por Um Dia e o Pulso. Este ano, a grande novidade deve ser uma edição especial do Rockgol. Para abrigar o Rockgol de Praia, a casa alugada pela emissora vai ganhar um campinho em plena areia. E pode ser que o Fica Comigo também ganhe uma edição com ares praianos. “Neste caso, as edições normais do programa dariam um tempo durante o verão”, explica o diretor.

A Band é outra emissora que pretende “deslocar” seus estúdios para uma casa na praia. A locação, que está sendo escolhida entre duas casas – uma em Ilhabela e outra em Juqueí, ambas no litoral de São Paulo – vai abrigar spa e clínica de massagem para receber atores, cantores e celebridades. De lá, além de shows, serão transmitidas atrações que vão ao ar em toda a programação da emissora. “Sempre tivemos tradição em programação de verão. Mas, este ano, estamos fazendo uma coisa bem mais abrangente”, define Celso Tavares, diretor de programação e produção da emissora.

Na praia

Também com base no litoral de São Paulo, mas sem um ponto fixo, o SBT vai promover, em parceria com a Jovem Pan, atividades esportivas, shows e carnaval de rua, transmitidos em flashes ao longo de toda a programação. “A proposta do projeto é integrar a programação, tanto nos programas quanto nos breaks”, justifica Rodrigo Marti, diretor de novos negócios da emissora. Já a Record tem um ponto na praia, mas não a intenção de integrar diversos programas. A emissora convocou Adriane Galisteu para comandar o Projeto Verão, diretamente do Píer da Bahia, entre 5 e 30 de janeiro. Durante este período, o É Show com Adriane Galisteu será reprisado. Já a Rede TV! ainda não definiu a programação, mas vai levar seu caminhão-estúdio para o Guarujá, no litoral de São Paulo, a exemplo do que fez no inverno em Campos do Jordão.

Voltar ao topo