Elenco da peça “Três Versões da Vida”.

É tempo de teatro em Curitiba. existe um ciclo de artes interessante. Uma época aparecem os shows de rock, outra MPB, ainda outra vem o pessoal de samba, pagodes e afins.

Três Versôes da Vida estará na cidade no sábado. Trata-se de uma comédia de Yasmina Reza, com Denise Fraga, Marco Ricca, Mario Schöemberger, Ilana Kaplan.

Yasmina, nesta comédia, retrata de forma inusitada a vida de dois casais de classe média alta que, em um jantar aparentemente normal, reúnem-se para uma celebração. O encontro acaba sendo revelador de toda a mesquinhez do cotidiano e da vida moderna.

Todos nós nos identificamos com os personagens que Yasmina Reza retrata nos palcos. Como espectadores, ficamos atônitos e gargalhamos de nós mesmos ao percebermos que as questões existenciais, que poderiam transformar nossas vidas, ficam esquecidas diante de tantas questões de menor importância.

Mais do que nunca é preciso rir das pequenas e grandes misérias da vida humana. No Teatro Guaíra, neste sábado, às 21h.

Teatro do Absurdo

Por outro lado, a Fundação Teatro Lala Schneider inaugura um novo espaço cênico em Curitiba, trata-se da Casa de Teatro Edson D?Àvila. O espaço, anexo ao Teatro Lala Schneider, homenageia um dos maiores nomes do teatro paranaense, o ator e diretor Edson D?Àvila, falecido em 2002.

A casa foi criada para espetáculos intimistas e cuja concepção cênica requeira espaços alternativos, pois proporciona maior proximidade com o público além de possibilidades de movimentações mais livres para os atores, o que não ocorre normalmente em palcos convencionais.

O espetáculo que inaugura o novo espaço cênico é o teatro do absurdo com o título Queda Livre, escrito por Don Correa e Guarany Jr. e dirigido por Jader Alves, diretor já reconhecido por montagens herméticas e fundamentadas em muita pesquisa.

Queda Livre trata de um assunto bastante delicado: a esquizofrenia. Jeremias Costa, um psiquiatra de sucesso, enlouquece por não conseguir ajudar um de seus pacientes, o qual cometeu suicido. A partir da constatação desse fracasso, o Dr. Jeremias entra em processo de depressão profunda e acaba internado em uma clínica e vivencia todo um processo equivocado de tratamento, baseado em terapia de choque que o conduz a alucinações cada vez maiores. Além do estilo diferenciado de encenação, e de inaugurar um novo espaço cultural em Curitiba, Queda Livre inaugura, também, um horário alternativo, pois a peça será apresentada sempre às 21h59. “O porquê? Só assistindo pra saber”, é o desafio lançado por Alves e seu elenco.

O espetáculo estréia nesta sexta-feira e fica em cartaz até o dia 29 de agosto, sempre de sexta a domingo às 21h59 na Rua 13 de Maio 629.

Teatro Regina Vogue

A comédia romântica de Aloísio de Abreu, Esse Alguém Maravilhoso que Eu Amei, conta a história de dois escritores que se envolvem afetivamente e de suas dúvidas, questionamentos, inseguranças, depois de sete anos de relação. Tudo isso interpretado com muito humor pelos atores Natália Lage e Marcelo Serrado, e com a direção do próprio Aloísio e de Cininha de Paula.

” É uma comédia despretensiosa, que tem a intenção de divertir. O público vai se identificar com os personagens. Todo mundo já disse ou ainda vai dizer algumas das frases que fazem parte dos diálogos do espetáculo”, conta Marcelo Serrado que, além de atuar, é o produtor do espetáculo.

Esta é a quarta investida de Serrado como produtor (as outras foram em Sobe o Pano, Viagem Ao Centro da Terra e O Beijo no Asfalto), e ele resolveu convidar Cininha de Paula para dividir a direção com Aloísio de Abreu. “Eles são como um companhia teatral, me sinto muito honrada em fazer parte dessa trupe”, conta Cininha. O Teatro Regina Vogue fica no Shopping Estação.

continua após a publicidade

continua após a publicidade