Teatro para o Povo leva ao Guairão apresentação da Orquestra Sinfônica do PR

O segundo concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná em 2008 será no dia 24 de fevereiro, dentro do Projeto Teatro para o Povo, no Guairão, às 10h30. A convidada é a pianista Olga Kiun, que vai apresentar o Concerto nº.2 para piano e orquestra do compositor Frédéric François Chopin. Estão também no programa as obras ?Variações Sobre Um Tema de Haydn, Op.56?, de Johannes Brahms, e ?Sinfonia nº.3 em Mi Bemol Maior Opus 97?, de Robert Alexander Schumann. A regência é do maestro Alessandro Sangiorgi. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pouco antes do início do espetáculo.

O concerto abre com ?Variações Sobre Um Tema de Haydn, Op. 56?, de Johannes Brahms. Especialista em variações, Brahms fez outros trabalhos a partir de obras de outros músicos. A idéia de compor variações sobre um tema de Haydn foi sugerida pelo amigo Karl Ferdinand Pohl, um musicógrafo que havia começado a escrever uma biografia do compositor.

A última obra do concerto é a Sinfonia nº. 3 em Mi Bemol Maior, Op. 7?, de Schumann. A peça foi escrita em dezembro de 1850 em Düsseldorf. Schumann desejava expressar nessa obra tudo que o rio Reno pode evocar na alma dos românticos alemães. Eminentemente poética, de inspiração popular, a obra é uma homenagem à velha Alemanha.

A pianista Olga Kiun é descende de uma tradicional família de músicos russos. Começou a estudar piano aos seis anos de idade com sua mãe e sua avó, ambas professoras de Conservatório Musical de Kishnev. Aos 9 anos, fez seu primeiro recital e, aos 12, realizou seu primeiro concerto com orquestra. O primeiro contato de Olga com o Brasil foi em 1993, durante um turnê pela América Latina com a Orquestra Sinfônica da Moldávia. Ela se apaixonou pelo Brasil e decidiu viver aqui. Assumiu de imediato a cátedra de piano da Escola de Belas Artes do Paraná, em Curitiba, onde mora até hoje.

Voltar ao topo