Os veranistas presentes nas areias da praia de Caiobá na sexta-feira (04) puderam ouvir dicas sobre atitudes simples e eficientes, que garantirão a preservação do litoral paranaense. As informações foram repassadas por alunos do Colégio Paulo Leminski de Curitiba, responsáveis pela direção e encenação da peça ?É Hora de Mudança?, que abriu as apresentações do Projeto ?Teatro e Cinema na Areia? – coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

continua após a publicidade

Entre os principais recados repassados ao público, a importância do recolhimento de lixo nas praias e a reciclagem domiciliar dos resíduos, em especial, a correta destinação do óleo de cozinha. Neste ano todas as escolas da rede pública de ensino foram convidadas a enviar roteiros de espetáculos com cunho ambiental à Secretaria.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, reforçou a mensagem dos atores, alertando que as pessoas precisam repensar cada vez mais suas formas de consumo.

?A proposta do Teatro e do Cinema na Areia, que começará suas exibições no próximo dia 8, é conscientizar os veranistas sobre a necessidade da redução da exploração dos recursos naturais.O ideal é um consumo diferente, mais justo, valorizando o que é retirado da natureza e reduzindo o que é retirado do meio ambiente?, alertou Rasca.

NOVO FORMATO – Nesta temporada o Teatro na Areia chega às praias do Paraná em um novo formato o de Commedia dell?Arte (comédia italiana de improviso) com duração de 15 a 20 minutos.

A coordenadora do Projeto, Fátima Jacob, explicou que a Secretaria do Meio Ambiente convidou todas as escolas da rede pública de ensino a mandarem roteiros de peças teatrais – todas com cunho ambiental.

continua após a publicidade

Foram selecionadas as 10 melhores peças teatrais, inscritas por alunos da rede pública. ?As sinopses foram avaliadas pela comissão do projeto e os alunos criaram os personagens e os figurinos. Como norma de segurança para as crianças e melhor controle por parte do projeto, foi limitado o número de cinco alunos em cada peça teatral e outras 10 crianças por semana na atuação performática?, explicou Fátima.

Participam cerca de 50 alunos das escolas estaduais Cecília Meireles e Paulo Leminski (Curitiba), João Rysicz (Guarapuava), Marechal Arthur da Costa e Silva (Santa Fé), São Luís (São João), Sílvio Tavares (Cambará), Moreira Salles (Moreira Salles) Professora Fabiana Pimentes (Castro), Mendes Gonçalves (Guaíra) e escola estadual Marechal Castelo Branco (Primeiro de Maio).

continua após a publicidade

As peças serão encenadas até 4 de fevereiro, visando estimular a preservação do Meio Ambiente entre os veranistas que estão no litoral paranaense.

A professora, Karin Schellmann, responsável pela peça ?É Hora de Mudança?, elogiou a iniciativa da Secretaria do meio Ambiente. ?É uma idéia maravilhosa. O nosso Colégio está participando pela segunda vez e os alunos gostam muito desta experiência diferente de ?sacrificar? as férias, pois estão ampliando os horizontes e promovendo uma troca de experiência ao aproximar as famílias do litoral dos problemas ambientais?, relatou Karin.

APROVAÇÃO – Para Sheila Fernanda Pizzo, que viajou 40 horas para chegar a Caiobá com a família, o Teatro na Areia é muito instrutivo. ?Nunca vi algo semelhante em nenhuma praia que conheci até hoje. Minha filha tem quatro anos e adorou a apresentação. Vou levar o restante da família para assistir aos outros espetáculos?, afirmou Sheila.

O pequeno Vinícius Avellar, de sete anos, adorou a idéia de ?um Teatro na praia?. ?Tem mais espaço e ficamos mais perto da natureza. Eu aprendi que até óleo de cozinha a gente tem que separar, o resto do lixo eu já sabia e faço na minha casa?, disse.

Para o curitibano José Rogério, todas as pessoas deveriam executar a mensagem repassada pelo atores. ?Quem chega cedo nas praias vê o quanto os garis têm que trabalhar para limpar o lixo deixado pelos veranistas. Seria mais fácil, mais limpo e obviamente melhor para o meio ambiente se todos deixassem o lixo nas lixeiras, ao invés de deixar na areia. O Teatro passa este conselho e o povo de Caiobá tá precisando ouvir mesmo?, opinou.

MÍDIA LIMPA – A coordenadora do projeto, Fátima Jacob, contou que para divulgação da programação do Teatro na Areia a coordenação do projeto optou pela mídia limpa. ?São os chamados ?performáticos?, que de maneira lúdica caminham pelas ruas e praias chamando a população para comparecer ao teatro. Os performáticos não entregam um papel sequer e as crianças corriam até eles?, relatou Fátima.

As apresentações de teatro serão às 10h30, 11h30 e 12h30 em tendas armadas em diferentes pontos de Caiobá e Guaratuba, e nos balneários de Ipanema, Shangrilá e Olho D?Água.

O Cinema na Areia inicia no próximo dia 8, no Balneário de Shangrilá com o filme Happy Feet, o Pingüim. As sessões serão ao ar livre e começam às 21 horas. Em Guaratuba e Shangrilá, serão exibidos dois filmes por semana e nos demais locais apenas um. Ao todo, está prevista a exibição de seis títulos. Caso chova, a sessão será cancelada.