Teatro HSBC traz documentário para a telona em agosto

?Soy Cuba ? O Mamute Siberiano? é o primeiro longa-metragem documentário do diretor Vicente Ferraz Gonçalves, que estudou na Escola Internacional de Filme e TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. O documentário volta aos anos 60, quando o famoso diretor soviético Mikhail Kalatozov e uma equipe de mais de 200 pessoas filmaram a superprodução ?Soy Cuba?, em Cuba. O filme retendia ser uma arma de propaganda, para divulgar a Revolução Cubana. Ignorado em Havana e Moscou após sua estréia, o filme ficou desconhecido pelo público no Ocidente até a década de 90, quando os cineastas norte-americanos Martin Scorsese e Francis Ford Coppola redescobriram o filme.

O documentário ?Soy Cuba ? O Mamute Siberiano? retrata um momento histórico bastante delicado, inclusive no cinema. Por meio dos depoimentos dos atores e técnicos sobreviventes, o filme mostra o contraste da cultura afro-cubana e da alma eslava, no auge da Guerra Fria. O documentário foi bastante premiado, recebendo os prêmios de Melhor Filme Documentário ? Júri Oficial e Melhor Filme ? Júri da Crítica, no Festival de Gramado 2005. Além disso, foi escolhido o Melhor Roteiro do Festival de Recife 2005, mesmo competindo com filmes ficcionais.

O filme também marcou presença em festivais internacionais: foi o único filme brasileiro selecionado para a Seleção Oficial do Festival Sundance 2005. Recebeu também os prêmios da Imprensa Internacional no Festival de Chicago 2005, de Melhor Documentário Ibero-Americano no Festival de Guadalajara 2005 e de Melhor Documentário no Festival de Lima 2005. Também foi exibido no Festival de Locarno 2005.

Serviço: 
Teatro HSBC (Rua Luiz Xavier, número 11 – Rua das Flores).
Data: 10, 11, 12 e 13 de agosto
Horário: 14h, 17h e 20h
Valor: R$6,00 (Clientes do HSBC e estudantes têm 50% de desconto)
Informações: 3232-7177

Voltar ao topo