Foto: Divulgação

A Mantiqueira é formada por 14 músicos, com repertório variado.

Durante dois dias, 24 e 25 de março, o público curitibano poderá conferir o som da Banda Mantiqueira, considerada pela mídia especializada a melhor e mais sofisticada formação instrumental dedicada aos ritmos brasileiros. A diversidade das banda é resultado das várias influências musicais que seus integrantes receberam ao longo de 15 anos de carreira. Com repertório que varia do baiano Dorival Caymmi ao saxofonista norte-americano Sonny Rollins, a música agrada ao público e a crítica.

O grupo, formado por 14 músicos, é uma big band paulista. De acordo com o músico Nailor Azevedo, o Proveta, isso se deve ao modo com que o grupo trabalha. ?É a melhor escola para o aperfeiçoamento do instrumentista pela necessária disciplina que essa formação impõe?, diz Proveta, que também é responsável pelos arranjos da banda

Formada em 1991, possui apenas três álbuns próprios lançados e mais dois projetos realizados em conjunto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A explicação é simples: a banda, que toca semanalmente em bares paulistas, costuma passar meses trabalhando em cima de arranjos, sem medo de experimentar, e como resultado obtém um som que soa natural aos ouvidos do público.

O primeiro disco, Aldeia, foi indicado ao Grammy na categoria de Melhor Performance de Jazz Latino, em 1998. ?Essa projeção toda veio depois do Grammy. Nem a gente esperava. Gravamos um disco despretensiosamente?, conta o trompetista Walmir Gil, 48.

Com a grande repercussão, logo em 2000, lançaram o segundo álbum, Bixiga,  homenagem e alusão ao bairro em que moram. E finalmente, em 2005, para satisfação do público, saiu o terceiro CD, Terra Amantiquira. Além disso, durante os 15 anos de carreira, o grupo já fez apresentações sob a regência do maestro John Neschling, turnês nos Estados Unidos, Alemanha, Portugal e pelo Brasil, participando de vários festivais, como o Free Jazz Festival e o Kaiser Bock Winter Festival.

Serviço:

Local: Teatro HSBC (Rua Luiz Xavier, número 11 – Rua das Flores), dias 24 e 25 de março (sexta e sábado) às 20h. Ingresso: R$ 20,00 (clientes HSBC e estudantes têm 50% de desconto).

Informações: (41) 3232-7177.