Teatro Guaíra leva ópera de Mozart ao litoral do Paraná

A ópera Bastião e Bastiana, adaptada da ópera Bastien und Bastienne, do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, chega às cidades litorâneas de Antonina e Morretes depois de circular por outros 14 municípios paranaenses.

Idealizado e produzido pelo Teatro Guaíra, o espetáculo percorre cidades do Paraná desde o mês de julho, sob a direção geral de Rafael Camargo e direção musical de Denise Sartori. No elenco, cantores líricos selecionados em audição: Paula Tessarolo (soprano), Hildomar Oliveira (tenor) e Marcos Fernandes (barítono).

Escrita em 1768, quando Mozart tinha apenas 12 anos, Bastien und Bastienne foi a primeira ópera do compositor. Bem recebida pelo público, a peça impulsionou a carreira e os trabalhos seguintes do músico.

Na história, a pastora de ovelhas Bastiana acha que seu amado Bastião está apaixonado por uma jovem da cidade grande; preocupada em perder seu grande amor, ela procura os conselhos do mago Colas (Matoso), um adivinho trapaceiro que vai tentar ajudar na reconciliação do casal.

“É com a obra de Mozart, que faz uma análise crítica da sociedade em que um homem deve escolher entre o verdadeiro sentimento e os bens materiais, que o Teatro Guaíra retoma as atividades do canto lírico, espalhando a música erudita e levando a cultura por várias regiões do Paraná”, afirma a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter.

Serviço

Ópera Bastião e Bastiana.

Adaptação da obra Bastien und Bastienne, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Dia: 19 (sexta-feira), às 20h (Morretes) e no dia 20 (sábado), às 20h30 (Antonina).

Direção: Rafael Camargo

Direção musical: Denise Sartori

Cenário e figurinos: Gelson Amaral Gomes

Elenco: (2º elenco) Paula Tessarolo (soprano), Hildomar Oliveria (tenor) e Marcos Fernandes (barítono); (1º elenco) Mariana Thomaz (soprano), Rubens Rosa (tenor), Thiago Monteiro (barítono).

Voltar ao topo