A Fundação Cultural de Curitiba e a Editel Publicar promovem, hoje e amanhã, uma programação divertida para a criançada. Hoje às 11h, a peça em cartaz no Bondinho (Rua das Flores) é Dom Quixote para crianças, de Olga Romero. Para amanhã, domingo, (dia 03) estão agendadas duas montagens: O cirandeiro, de Gilmar Carlos da Silva, com sessão às 11h, no Teatro do Piá (Praça Garibaldi); e Caipora e outros bichos do Brasil, de Cleo Busatto, na Casa da Leitura (Parque Barigüi), a partir das 16h. As peças fazem parte das tradicionais apresentações gratuitas de teatro de bonecos, em espaços da Prefeitura Municipal administrados pela Fundação Cultural de Curitiba.

O espetáculo Caipora e outros bichos do Brasil integra a animação de formas e bonecos com a narração oral. Cléo Busatto selecionou três contos do imaginário popular brasileiro para compor a peça, ressaltando a profundidade dos temas com simplicidade e estética. A autora executa a sonoplastia ao vivo, utilizando apitos indígenas, chocalhos e caixas acústicas para unir com poesia o mito primitivo do Caipora às lendas de Cobra Norato e Negrinho do Pastoreio, respectivamente do norte e do sul do Brasil.

O resgate das cantigas de roda, por meio de antigas brincadeiras, é a proposta de O cirandeiro, criado por Gilmar Carlos da Silva. Conduzida pelo ator e seu violão, a peça de teatro de animação utiliza cenários variados e faz da interatividade com a platéia o caminho para atingir o universo infantil. Brincadeiras como esconde-esconde, pular amarelinha, soltar pipas e jogar bolinhas de gude são relembradas e oferecidas como alternativas aos jogos eletrônicos que invadem o cotidiano das crianças. O autor destaca a simplicidade das brincadeiras, ao mesmo tempo em que demonstra a magia dessas atividades.

Serviço:

Programação gratuita de teatro de bonecos da Fundação Cultural de Curitiba. Agenda: hoje e amanhã, às 11h, no Bondinho (Rua das Flores). Dom Quixote para Crianças, de Olga Romero. Amanhã (domingo), às 11h, Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7- Setor Histórico). O Cirandeiro, de Gilmar Carlos da Silva. Às 16h – Casa da Leitura (Rua Batista Ganz, 477 – Parque Barigüi), Caipora e outros bichos do Brasil, de Cleo Busatto.