A Fundação Cultural de Curitiba apresenta quatro espetáculos infantis de teatro de bonecos neste fim de semana, de sexta a domingo. Com entrada franca, as peças serão encenadas no Bondinho da Rua XV, no Teatro da Maria e no Teatro do Piá.

Na sexta-feira, às 11h, o Bondinho da Rua XV recebe a peça "Urucum e o Fogo"; uma coletânea de três lendas indígenas da região da Amazônia contadas de forma integrada: a lenda do Fogo, da Noite e de Tucuramá, a Felicidade. A direção é de Renato Perré.

O espetáculo será montado com bonecos de vara e luva, máscaras, figurino e adereços construídos com material natural inspirado no artesanato indígena paranaense; guarani e kaingangue. A trilha sonora de "Urucum e o Fogo" conta com o trabalho de pesquisa de Candiê Marques e Rogério Carvalho.

No sábado, o Bondinho da Rua XV apresentará Marcas, de Jorge Miyashiro e Bernardo Grillo. Inspirado na lenda "A pedra que arde", com 45 minutos de duração, a estória aborda um jogo desafiador entre um menino e um senhor.

No domingo, às 11 horas, a peça A Cigarra e a Formiga, de Ivan da Silva Araújo, será apresentada no Teatro do Piá. O espetáculo conta a famosa fábula entre os dois insetos.

No Teatro da Maria, às 16 horas, o espetáculo será Cândido ou o Otimismo, com a Cia. Instável e direção de Cristine Conde. A peça Cândido ou o Otimismo foi criada em 2002, adaptado de um conto de Voltaire. Reúne atores, bonecos e outras formas de teatro de animação e pode ser realizado dentro de uma pequena estrutura de palco independente. A história de Cândido fala da busca do homem pela felicidade. Ele é um jovem ingênuo e crédulo que apaixona-se pela bela Cunegundes. Por causa desse amor percorre continentes e atravessa mares.

Serviço:

Espetáculos de bonecos da Fundação Cultural de Curitiba

Dia 14/10 – 11 horas

Bondinho da Rua XV

Peça: Urucum e o Fogo

Entrada franca

Dia 15/10 – 11 horas

Bondinho da Rua XV

Peça: Marcas

Entrada franca

Dia 16/10 – 11 horas

Teatro do Piá – Praça Garibaldi

Peça: A Cigarra e a Formiga

Entrada franca

Dia 16/10 – 16 horas

Teatro da Maria – Parque Barigüi

Peça: Cândido e o Otimismo

Entrada franca