Os espetáculos gratuitos de bonecos que acontecem nos fins de semana, em espaços da Prefeitura Municipal administrados pela Fundação Cultural de Curitiba, são atrações tradicionais para a garotada. No Bondinho da Rua das Flores, que tem programação elaborada em parceria com a Editel, o cartaz de sábado (25), às 11h, é a peça "Caipora e Outros Bichos do Brasil", de Cléo Busatto. Para o domingo (26) estão agendadas duas montagens: "O Mundo Encantado da Magia", de Valdemiro Bordenowski, com sessão às 11h, no Teatro do Piá (Praça Garibaldi); e "O Cirandeiro", de Gilmar Carlos da Silva, no Teatro da Maria (Parque Barigüi), a partir das 16h.

continua após a publicidade

O espetáculo "Caipora e Outros Bichos do Brasil" integra a animação de formas e bonecos com a narração oral. Cléo Busatto selecionou três contos do imaginário popular brasileiro para compor a peça, ressaltando a profundidade dos temas com simplicidade e estética. A autora executa a sonoplastia ao vivo, utilizando apitos indígenas, chocalhos e caixas acústicas para unir com poesia o mito primitivo do Caipora às lendas de Cobra Norato e Negrinho do Pastoreio, respectivamente do norte e do sul do Brasil.

O resgate das cantigas de roda, por meio de antigas brincadeiras, é a proposta de "O Cirandeiro", criado por Gilmar Carlos da Silva. Conduzida pelo ator e seu violão, a peça de teatro de animação utiliza cenários variados e faz da interatividade com a platéia o caminho para atingir o universo infantil. Brincadeiras como esconde-esconde, pular amarelinha, soltar pipas e jogar bolinhas de gude são relembradas e oferecidas como alternativas aos jogos eletrônicos que invadem o cotidiano das crianças. O autor destaca a simplicidade das brincadeiras, ao mesmo tempo em que demonstra a magia dessas atividades.

O ator, músico e bonequeiro Gilmar Carlos da Silva tem sólida carreira artística, atuando também como professor em oficinas e cursos de teatro de bonecos. Participou de festivais de teatro de animação, no Brasil e no exterior, além de integrar várias companhias, entre elas Gralha Azul, Centro de Animações e Lua Nova. Atualmente, Gilmar é presidente da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APTB), dirige o grupo "Almazem Teatro de Bonecos" e atua no Grupo de Teatro de Bonecos Dr. Botica.

continua após a publicidade

Um dos nomes mais conhecidos do teatro infantil paranaense, Valdemiro Bordenowski tem mais de 50 anos de trabalho nos palcos, atuando como mágico, ilusionista, ventríloquo e bonequeiro. Em sua mais recente criação, a peça de bonecos "O Mundo Encantado da Magia", Bordenowski resgata de forma lúdica a época na qual a imaginação era fundamental para o divertimento da criança.

O autor revive o período em que o sonho e a magia ocupavam o lugar da televisão, da internet e das diversões eletrônicas no imaginário infantil. O interesse da platéia é despertado pelo faz-de-conta e pelo jogo dramático que usa a curiosidade para explorar o novo. Os bonecos Juquinha e Bastião ganham vida nas mãos do artista e de sua filha, Rejane Bordenowski, envolvendo os espectadores num show de sons e movimentos.

continua após a publicidade

Serviço:

Dia 25.11.06 (sábado), às 11h

Bondinho (Rua das Flores)

"Caipora e Outros Bichos do Brasil", de Cléo Busatto

Dia 26.11.06 (domingo), às 11h

Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)

"O Mundo Encantado da Magia",  de Valdemiro Bordenowski

Dia 26.11.06 (domingo), às 16h

Teatro da Maria (Rua Batista Ganz, 477 – Parque Barigüi)

"O Cirandeiro", de Gilmar Carlos da Silva