Waltel_7.jpgApesar de ser desconhecido do grande público, o maestro e violonista Waltel Branco é um dos músicos mais importantes do Brasil. Muito respeitado no meio musical nacional e internacional, considerado por João Gilberto como o melhor arranjador de MPB, tem uma carreira que começa na década de 40 e que está associada a diversos momentos e personagens chaves da música.

Através de depoimentos de Waltel, imagens de arquivo, trechos de apresentações inéditas, entrevistas inéditas de figuras importantes do meio musical nacional como: Hermínio Bello de Carvalho, Ed Motta, Sergio Cabral, Roberto Menescal, Durval Ferreira, Dom Salvador, Otávio III e Sergio Ricardo, além de muita música do maestro, "Descobrindo Waltel", é um documentário que joga uma luz numa das maiores lacunas da história musical brasileira.

O filme ficou entre os 10 mais votados no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo (2005), onde conquistou o Prêmio de Aquisição Curta STV e o Prêmio de Exibição no programa ?Petrobrás Curta Às Seis? dos Espaços Unibanco de Cinema.
Quem assina o roteiro, a direção e a produção executiva é Alessandro Gamo. Gamo também dirigiu o curta-metragem "O Calendário do Samba", sobre Germano Mathias, antigo sambista de SP, exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, bem como na TV Cultura. Dirigiu, ainda, com Luís Rocha Melo o documentário "O Galante rei da Boca", sobre um dos mais importantes e polêmicos produtores cinematográficos brasileiros.

O filme ganhou o Prêmio ABD-SP de Melhor Documentário no IX Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade" em 2004; prêmio de Melhor Pesquisa no RECINE (Festival Internacional de Cinema de Arquivo 2004); Menção Honrosa e Segundo Lugar na escolha do júri popular no CINESUL 2004; e participou no Panorama do Documentário Latino-Americano no Festival Internacional de Havana 2004.

Após a exibição do documentário haverá uma apresentação do mais novo trabalho do maestro e violonista Waltel Branco – "Alma de passarinho". O show, onde ele estará acompanhado por Norma Ceci (voz), Saúl do Trumpet, Davi Sartori (piano), Adriano (sax barítono), Mattoso (sax alto) e Tito Pereira (tablas), é uma prévia do CD com o mesmo nome que Waltel está finalizando. O nome do show e CD é uma alusão ao apelido recebido de Alice Ruiz, para quem Waltel é um ser humano que ?tem alma de passarinho?.

Serviço
Lançamento do documentário ?Descobrindo Waltel? e show ?Alma de passarinho?, com Waltel Branco.
Teatro da Caixa dias 16 e 17 de setembro, às 21 horas.
Ingressos a R$ 6,00 e R$ 3,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280). Informações 3321-1999.