Curitiba será a capital do jazz e blues de 27 de abril a outubro de 2012. O motivo? A cidade paranaense irá receber durante seis meses grandes nomes nacionais da categoria para o “I Festival de Jazz & Blues – No Improviso”, promovido pelo Teatro Bom Jesus (R: 24 de maio, 135). Músicos como Ari Borger, Flávio Guimarães, Nuno Mindelis, Badi Assad, Igor Prado e Celso Blues Boy farão parte da programação. Como participação especial, também terá uma apresentação da Luther Jazz Orchestra, de Iowa – EUA. Composta por instrumentistas de alto nível técnico e artístico, alunos da Universidade (Luther College).

Na pauta, além dos shows o festival prevê apresentações improvisadas dos convidados com artistas locais. A informalidade das jam sessions resgata as origens do jazz e blues, trazendo liberdade e improvisação no palco. A participação de músicos locais será realizada por meio de uma seleção da curadoria do evento. As fichas de inscrição estarão disponíveis de 01 a 25 de março na fanpage do Festival, no endereço: https://www.facebook.com/jazzeblues.

O material de inscrição inclui, além da documentação, a proposta de roteiro de apresentação da banda, concepção de cenário, figurino, iluminação, adereços e a gravação em vídeo de alguma apresentação da banda. O resultado das quinze bandas/músicos selecionados para o evento será divulgado no próximo dia 5 de abril.

Mostras fotográficas, com registros de grandes referências dos nomes trabalhados no festival, também fazem parte da programação, aberta ao público nas semanas que antecedem aos shows.

A comunidade poderá ainda participar de workshops exclusivos com os músicos convidados pelo festival. Com acesso gratuito, as oficinas têm como objetivo estimular a pesquisa, a percepção musical e o intercâmbio de ideias entre os artistas e o público.

Realizado com incentivo fiscal, por meio da Lei Rouanet, o “I Festival de Jazz & Blues – No Improviso” tem o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, que também sediará oficinas em suas instalações.

Serviço

Seleção de músicos locais para o “I Festival de jazz & blues – no improviso”. Período de inscrições: de 01 a 25 de março de 2012 fichas de inscrições: https://www.facebook.com/jazzeblues informações: (41) 2105-4034.