Tanahora produz musical “juvenil”

A juventude é o tema central de The Sun is Up, primeiro musical realizado pelo grupo de teatro Tanahora, mantido pela PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), que estreou no último dia 5, em Curitiba. O espetáculo é em comemoração aos 20 anos do diretor Laercio Ruffa à frente do grupo e aborda temas como família, amizade, sexualidade e política.

“O texto do musical é fruto de criação coletiva e foi surgindo ao longo de oficinas realizadas desde fevereiro pelos integrantes do grupo (alunos da PUCPR e membros da comunidade). Foi um trabalho bastante intenso e participativo”, conta Laercio.

Divulgação
Os atores cantam ao vivo, o que foi considerado por muitos um desafio.

Com trilha sonora dos Beatles, a peça exigiu um grande preparo vocal e corporal do elenco, que é formado por 11 atores. Destes, nove são estreantes nos palcos.

“Quando os testes seletivos do grupo foram realizados, em fevereiro, já sabia que queria montar um musical e levei isto em consideração na hora de escolher o elenco. Porém, muitas pessoas me surpreenderam ao longo do trabalho”, diz o diretor.

No palco, “os atores cantam ao vivo, o que é considerado por muitos um desafio”. Na técnica do canto, eles foram preparados pelo diretor musical Paulo Kavi. Já a preparação vocal do elenco ficou por conta da fonoaudióloga Cida Stier. As coreografias foram criadas pela diretora de movimento Mônica Infante.

30 anos

Em 2010, o Tanahora completa 30 anos de existência. Em comemoração, Larcio Ruffa pensa em levar aos palcos uma tragédia grega. “Será um momento de maturidade do grupo e acredito que a montagem de uma tragédia grega será bastante oportuna. É uma coisa que nunca fiz e tenho muita vontade de fazer”, diz. O texto da montagem ainda não foi escolhido.

Serviço

O espetáculo The Sun is Up, com o grupo Tanahora, vai até 28 de setembro. Local: Tuca – Teatro da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho).

Horário: sextas-feiras e sábados, às 21h, domingos, às 19h. Valores dos ingressos: R$ 12 e R$ 6 (estudantes, idosos e classe artística).