É verdade que se trata de um coro infanto-juvenil, mas o currículo do Papo Coral é de dar inveja para muita gente grande. O grupo já tem dois CDs gravados. Em Curitiba, de onde é, já fez grandes concertos. Apresentou-se em outras cidades paranaenses, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Porém, é a última experiência que ainda arranca suspiros da regente e de muitos dos 46 jovens do coral. Eles acabaram de voltar de Portugal, onde cantaram e encantaram.
Dos 46 cantores que fazem parte do Papo Coral, 32 (o mais novo de 9 anos e o mais velho de 18) foram para a turnê, de dez dias, em Portugal. No país, eles foram recebidos pelo Coro Poliphonico de Coimbra. Apresentaram-se em Coimbra, Condeixa, Tentúgal, Montemor e Conímbriga. Como conta a regente Cristiane Alexandre, a viagem faz parte de um dos objetivos do grupo que é, ?além de conhecer a nossa música, conhecer as músicas do mundo?.
O coro de Coimbra, que já conhecia o trabalho do Papo, foi quem fez o convite. E o grupo aceitou o desafio. Para muitos a primeira experiência fora, a primeira viagem de avião, a primeira platéia internacional. Eles confessam que no primeiro concerto ficaram nervosos, mas não desapontaram. Pelo contrário, o sorriso no rosto dos que contam a experiência diz muito. ?Não tem como descrever?, diz Bárbara, 13 anos. ?É um sonho?, completa Camila, 13. ?O público foi maravilhoso, fomos bem recebidos por todos?, comenta Júlia, 14.
Grupo
O Papo Coral está formado desde 2002. Eles ensaiam, normalmente, às segundas e quartas, durante uma hora e meia. Porém, quando tem concerto os ensaios são mais freqüentes. No repertório, do popular ao erudito, músicas de vários estilos e épocas diferentes, mas principalmente, a paixão da regente, as canções tradicionais do mundo. O primeiro CD, Pangea, é de 2006, e o segundo, Noel, é de 2007.
Entre os projetos que estão nos planos do grupo, em Julho eles recebem o Coro de Coimbra, e, em Curitiba, devem se apresentar juntos. A partir deste contato, como conta Cristiane, a intenção é continuar mantendo contato e fazendo pontes culturais com outras cidades do mundo. Outras informações sobre o grupo estão no site www.paideiamusical.com.br.


