Susana Salas e os alunos da Oficina

A violinista Susana Salas, da Venezuela, dirige hoje, às 12h30, no auditório do Colégio Estadual do Paraná, o concerto da orquestra de alunos da 26.ª Oficina de Música de Curitiba. Formada por 27 estudantes de música, a orquestra apresentará um repertório com obras de Mozart (Divertimento n.º 1), Aldemaro Romer (Conde a principal), Gerardo Rodriguez (La cumparsita) e Guerra Peixe (Mourão).

Boa parte dos integrantes, jovens com idade entre 11 e 17 anos, está tendo pela primeira vez a chance de tocar com uma orquestra. Susana Salas tem grande experiência com orquestras juvenis. Foi professora de violino do método Suzuki, dentro do sistema de orquestras juvenil e infantil da Venezuela. Para a violinista, embora seu país tenha tradição na formação de jovens instrumentistas, faltam festivais como a Oficina de Música de Curitiba. ?A Oficina desperta a curiosidade, a vontade de explorar novos caminhos dentro do universo da música?, diz.

Desde 2002, Susana Salas é primeiro violino da Orquestra Sinfônica da Venezuela, além de participar de conjuntos de câmara e atuar como solista em diferentes orquestras venezuelanas. Em setembro de 2007 esteve no Brasil para o Concerto para Violino e Orquestra de Cordas, composto especialmente para ela pelo maestro Rodrigo Vitta, com a Camerata Vitta, na cidade de São Paulo.

No concerto de hoje, uma das peças é do venezuelano Aldemaro Romer. A regente fez questão de incluir no repertório um compositor do seu país, pois considera importante divulgar a música da Venezuela nos outros países da América Latina. Da mesma forma, faz questão de levar para casa uma composição brasileira. Conheceu durante a Oficina a obra Mourão, de Guerra Peixe, e pretende levá-la para execução em concertos na Venezuela.

Serviço

26.ª Oficina de Música de Curitiba. Concerto da Orquestra com regência de Susana Salas. Hoje: às 12h30. Local: Auditório do Colégio Estadual do Paraná (Av. João Gualberto, 250 – Alto da Glória). Entrada franca.

Voltar ao topo