Super-heróis começam o ano a toda

As novidades do novo ano prometem. Pelo menos no mundo dos quadrinhos, 2003 deverá ser de muita ação. É o que estão anunciando a Panini Comics e a Mythos Editora, parceiras na atual caminhada dos super-heróis em terras brasileiras.

Há pouco mais de um ano, a Mythos era apenas um modesto selo paulistano, nascido do idealismo de Dorival Vitor Lopes e Helcio de Carvalho, dois malucos por gibis, com passagem pela Editora Abril e uma vitoriosa temporada de prestação de serviços terceirizados de tradução, montagem e edição de comics americanos para editoras nacionais. Depois, passou a fazer um apreciável trabalho com títulos alternativos e assumiu a linha de publicações da italiana Bonelli Editores, responsável pelos consagrados títulos Tex e Ken Parker.

Em fins de 2001, quando a Panini Brasil, detentora dos direitos sobre os heróis do Universo Marvel, tirou os personagens da Abril, formou uma parceria com a Mythos, entregando-lhe a produção editorial. Três meses depois, quando os superpoderosos do Universo DC foram dispensados pela mesma Abril, quem os adotou no Brasil? A dupla Panini-Mythos, claro. Hoje, as duas são donas do mercado. E, por enquanto, o leitor não tem do que reclamar. O motivo está na qualidade das edições e na seleção do material em circulação.

Especiais e minisséries

Para este ano, as grandes atrações deverão ser as edições especiais e as minisséries estreladas pelos super-heróis DC. As primeiras, lançadas no apagar das luzes de 2002, já estão nas bancas. Uma delas, Arqueiro Verde, de Kevin Smith, mostra o retorno do herói, dado como morto desde meados dos anos 90. A série de cinco edições quinzenais de 48 páginas revela o que realmente aconteceu quando uma bomba explodiu no avião de Oliver Queen. Escrita por Smith, que, além de roteirista, é escritor e diretor de filmes como O Balconista, Dogma e, mais recentemente, O Império do Besteirol Contra-Ataca, a história tem participações especiais de Batman, Canário Verde, Arsenal e Connor Hawke, o filho que o Arqueiro mal conheceu. O esboço é de Phil Hester, a arte-final de Ande Parks e as capas de Matt Wagner.

Outra novidade é Liga da Justiça: Escada para o Céu, edição especial, ainda nos jornaleiros, considerada uma das maiores aventuras do supergrupo formado por Superman, Mulher-Maravilha, Batman, o marciano Ajax, Aquaman, Lanterna Verde e Flash. Na trama, uma raça antiquíssima de alienígenas viaja pelo espaço capturando planetas com o propósito de pesquisar os conceitos e crenças na vida pós-morte. São 76 páginas, em formato de luxo, com argumento assinado por Mark Waid e arte e capa de Bryan Hitch e Paul Neary.

Nos próximos dias, dois novos lançamentos serão oferecidos aos leitores: Batman: Vitória Sombria e Mulher-Maravilha: Hiketeia.

Vitória Sombria é uma minissérie quinzenal de sete edições que dá continuidade a Batman: O Longo Dia das Bruxas. Foi uma das vencedoras do prêmio Eisner de 2001 e traz de volta vilões do quilate de Hera Venenosa, Coringa e Senhor Frio.

A grande atração, no entanto, deverá ser Mulher-Maravilha: Hiketeia, edição especial com 100 páginas. Nela a famosa heroína enfrenta o Homem-Morcego, seu aliado na Liga da Justiça, enquanto cumpre um antigo ritual há muito esquecido. Uma edição imperdível, com roteiro de Greg Rucka e arte, deslumbrante, de J. G. Jones.

Novidades Marvel

No Universo Marvel, a principal notícia é a publicação de dois novos títulos de linha em 2003, ambos em formato econômico: Hulk & Demolidor e Justiceiro & Elektra. Com isso, deixa de circular a revista Paladinos Marvel, cancelada na edição de n.º 13.

Ainda em fevereiro deverá chegar às bancas X-Men Wide-screen, com as edições anuais de New X-Men e Uncanny X-Men. Estrelados pelos heróis mutantes, são anunciadas também as minisséries X-Mex Ícones: Noturno e Wolverine: Netsuke. Em seguida, virão Deadpool e Homem-Aranha & Gata Negra.

No mais, em série limitada de três edições, sairá, finalmente, The Call of Duty: The Bro-therhood, trazendo histórias com os oficiais do Corpo de Bombeiros de Nova York. O projeto foi inspirado nos esboços feitos por aqueles profissionais durante os atentados de 11 de setembro de 2001.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.