Com 15 coreografias no currículo, que já foram vistas por mais de 165 mil espectadores em 41 cidades, a São Paulo Companhia de Dança completa neste mês quatro anos de existência. Ligado ao Governo do Estado, o grupo começa as comemorações hoje, com a abertura da exposição “Dança das Imagens”, na Estação Brás do Metrô. Também está previsto para este mês o lançamento do terceiro livro da SPCD, além da exibição da série de documentários “Figuras da Dança”, produzida pela companhia na TV Cultura.

continua após a publicidade

“Dança das Imagens” reúne 18 fotografias de João Caldas, Reginaldo Azevedo, Silvia Machado Willian Aguiar e Alceu Bett, que mostram cenas dos 15 espetáculos da companhia. Apenas as peças “Gnawa” (2005) e “Entreato” (2008) contam com duas imagens na exposição, que fará itinerância ainda pelas estações Paraíso e Luz.

Durante a permanência da exposição em cada local, o grupo fará uma performance criada para o evento. Todos os 40 bailarinos da SPCD estarão na apresentação, que deve ter duração de 10 minutos. Ao final, os passageiros serão convidados a dançar com os profissionais. Para Inês Bogéa, diretora da companhia, a ação é uma forma de fortalecer o diálogo da dança com a cidade. “Também é uma forma de levar essa arte para outros espaços”, completa ela.

Já a série “Figuras da Dança”, que destaca a trajetória de importantes personagens da história da dança nacional, ganhou no ano passado mais dois nomes, Célia Gouvêa e Ana Botafogo, totalizando 17 documentários. No dia 14 deste mês, a TV Cultura, que exibe semanalmente a série, aos sábados, à 0h15, apresenta o programa da carioca Ana Botafogo. Em março, ainda sem data, é a vez do especial da paulista Célia Gouvêa.

continua após a publicidade

Também está sendo lançado “Terceiro Sinal – Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança”. Com nove textos e quatro perfis, a publicação fala de diversos temas relacionados à dança. A obra deve custar R$ 60 nas livrarias.

Para este ano, a SPCD já tem na agenda do primeiro semestre a estreia de uma coreografia assinada por Rodrigo Pederneiras (do grupo Corpo) e outra pelo francês Eric Gauthier. No segundo semestre, chega ao palco “In the Middle of Somewhat Elevated”, parceria com o americano William Forsythe. Inês comemora mais um ano da companhia, que deve ser cheio de trabalho. “É um prazer enorme poder ter essa relação artística com a cidade.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade

Dança das Imagens

Estação Brás. De hoje até 30/1. Performance: dia 28/1, às 17h.

Estação Paraíso. De 10/2 até 28/2. Performance: dia 11/2, às 17h. Estação Luz. De 10/3 até 30/3. Performance: dia 17/3, às 17h.