Sonho que virou realidade

Os moradores de Curitiba que assistem ao seriado Malhação, da Rede Globo, talvez nem imaginem que um dos novos vilões da novelinha ?teen? foi pedreiro e ajudante de gasolina na localidade do Chapinhal, na região do bairro Sítio Cercado. Cleiton Morais e sua família sofreram uma reviravolta na vida, pois de uma hora para outra o rapaz ficou famoso, melhorou sua situação financeira e passou a viver longe de sua pequena casa localizada na rua Marte. Há três meses, Cleiton, de 19 anos, é o mais novo contratado da emissora para interpretar o vilão Andréas.

Cleiton disse à reportagem de O Estado que suas origens e seu esforço para chegar onde está são assuntos que já estão desgastados, excessivamente explorados pela mídia. Por isso, o mais novo global não quis fazer muitos comentários sobre a vida antes da fama. Mas apesar disso, o rapaz mantém sua humildade, característica mais marcante de sua personalidade, segundo sua mãe, a cabeleireira Eni. Quando indagado sobre as mudanças na vida, Cleiton diz que duas delas foram as que mais lhe trouxeram orgulho. ?A primeira grande mudança foi que eu comecei a trabalhar, ganhei estabilidade. A segunda foi o grande mérito de passar no teste da Globo?, afirmou.

Para o ator, viver uma pessoa de má índole em seu primeiro papel na televisão está sendo ótimo. ?O vilão exige mais de você. O Andréas é completamente sem escrúpulos, está me ensinando muito em termos de interpretação?, disse. Cleiton conta que a Malhação é uma grande escola para os atores iniciantes. ?As histórias dos personagens são dinâmicas, em pouco tempo você aprende muita coisa?, analisa.

Eni diz que o filho nunca estava satisfeito com o que fazia em Curitiba. ?Ele era muito sonhador, ambicioso, dizia que queria ser alguém na vida. Ele ficava assistindo Malhação e dizia que um dia estaria lá?, diz ela. Um dia, o pai de Cleiton, Ciro Morais, viu um anúncio no jornal que buscava um ator. Na época o menino tinha 16 anos. ?Ele foi até lá e gostaram dele na hora?, conta a mãe. Pelo site de relacionamentos Orkut, um ?olheiro? de agências de modelos achou Cleiton e o chamou para fazer fotos para uma revista. Depois disso, a carreira de modelo deslanchou.

Após quatro meses fazendo aulas de teatro (pagas com muito sacrifício pela mãe), o rapaz resolveu ir para o Rio de Janeiro fazer o teste na Globo nesta época ele já morava em São Paulo, se mantendo com os ?bicos? de modelo. ?Quando ele precisou fazer o primeiro teste, não tinha nem o dinheiro da passagem?, conta Eni. Segundo ela, o filho sempre foi muito apegado à família e não queria ?decepcionar mais os pais?. ?Quando a Globo chamou, já pagando tudo, eu tive certeza que ele tinha passado. Eu sabia que ele iria passar, pois meu filho sempre ficava em primeiro lugar na escola, em tudo que fazia?, brinca a mãe.

Sobre o futuro, a possibilidade de fazer novelas na TV, Cleiton não se estende muito. Parece estar extasiado com os fatos atuais. ?Adoro o que faço. A atuação na Malhação é uma grande oportunidade, quero aproveitar muito bem isso, viver o momento atual, não vou pensar no futuro agora?, diz o ator.

Voltar ao topo