Solos e bem acompanhados

O programa Terça Brasileira no Paiol recebe hoje às 20h a Orquestra à Base de Corda do Conservatório de MPB de Curitiba, com o show Antes Solo… e Bem Acompanhado. O espetáculo busca valorizar o talento individual dos músicos da orquestra, que atuam como solistas em diversos momentos. Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50.

Fridamania

Aproveitando a visibilidade proporcionada pelo filme Frida, protagonizado por Salma Hayek, o Museu Alfredo Andersen reapresenta hoje, às 17h, no auditório do Atelier de Arte (Rua Mateus Leme, 336), o documentário Frida Kahlo. A exibição, com duração de 55 minutos, é uma reprise do vídeo gravado pela emissora People & Arts, e conta a trajetória de uma das mais importantes artistas plásticas do México. Frida teve quase toda sua obra enfocada nos traumas decorrentes de um grave acidente ocorrido na infância. Casada com o também artista plástico Diego Rivera, viveu intensamente a pintura, tendo sua vida marcada pela forma ousada de comportamento para a época. O próximo documentário no Atelier, programado para 27 de maio, será sobre Diego Rivera.

Estúdio Aberto

Será inaugurada hoje, a partir das 18h, na Noris Espaço de Arte (Alameda Princesa Isabel, 899), a exposição Estúdio Aberto com os artistas paranaenses Armando Merege, Guita Soifer, Jussara Age, Ronald Simon e Carlos Eduardo Zimmermann. A mostra tem como objetivo estreitar a relação entre a obra final, a percepção e a informação que este movimento pode agregar ao conhecimento cultural e artístico do público em geral, propiciando um canal de informação mais próximo, com palestras, visitas agendadas aos ateliês, exposição itinerante e outros projetos culturais. A exposição segue até o dia 7 de junho. Maiores informações pelo telefone (41) 225-4963.

Dança

O Sesc Água Verde está com inscrições abertas para os cursos de Balé Clássico, Dança de Salão, Tango Argentino, Sapateado Americano, Jazz e Dança Flamenca, em diversos horários – manhã, tarde e noite, durante a semana e aos sábados. Informações pelo telefone (41) 342-7577.

Debate

A Casa Andrade Muricy abre nesta quinta-feira, às 18h30, o projeto Debates na CAM, no Auditório Brasílio Itiberê (Rua Cruz Machado, 87) com o tema “A Cafetinagem na Criação”, da psicanalista, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e ensaísta Suely Rolnik, que virá a Curitiba especialmente para a discussão. O debate, aberto ao público, tomará como base os textos da própria professora, já publicados no Brasil, Canadá, França, Estados Unidos e Espanha, intitulados O ocaso da vítima – para além da cafetinagem da criação e de sua separação da resistência e Resistência e criação: um triste divórcio.

Kathmandu

A atração de hoje às 22h no Jokers Pub Café é a banda Kathmandu. Formada há pouco mais de cinco meses, a banda Kathmandu já tocou em alguns bares de Curitiba e em Ponta Grossa. Seu repertório compreende recriações de clássicos da música brasileira gravados por Ana Carolina, Adriana Calcanhoto, Secos e Molhados, Cidade Negra, Elis Regina, Tom Jobim, Cássia Eller, Marina Lima, Marisa Monte, Tribalistas, Vanessa Rangel, Zé Ramalho, Kid Abelha, Rita Lee, Luciana Melo, Pato Fu, Sandra de Sá, Zélia Duncan, entre outros. Couvert a 4 reais.

Traquitanas

No Hermes (Avenida Iguaçu, 2504), também às 22h, quem sobe ao palco é o grupo Traquitana, com o melhor dos choros e sambas dos anos 40 aos 60. Eles vêm acompanhados da cantora Jussara Mendes, lembrando os sucessos de Gonzaguinha, Paulinho da Viola, Luiz Melodia, Chico Buarque, lapidados por sua voz cristalina. Couvert a 4 reais.

Exposições no MuMa

Conhecidos nomes das artes plásticas brasileiras ocupam as salas do MuMa – Museu Metropolitano de Arte (Centro Cultural Portão), em novas exposições que abrem hoje às 19h30. A Sala Célia Neves Lazzarotto abriga a coletiva Heterodoxia, com trabalhos de 18 artistas brasileiros que apresentam, em diversas linguagens, uma certa oposição aos aspectos comuns e estabelecidos na arte contemporânea. As obras em técnica mista da artista plástica paulista Helen Faganello tomam conta da Sala II. Finalmente, na Sala do Acervo, a artista plástica escocesa Clare Andrews mostra pinturas em diversas técnicas. Visitação de terça a quinta, das 13h às 19h, sexta das 13h às 21h e sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Entrada franca.

Voltar ao topo