Solar do Rosário lança livro sobre Parques de Curitiba

Comemorando os quinze anos de atividades culturais ininterruptas, o Solar do Rosário lança mais uma publicação através da sua editora, o livro ?Parques Urbanos de Curitiba ? 1980 / 2000?, do autor Celso Nogueira Araujo, no dia 26 de agosto, domingo às 11hs da manhã.

O tema da obra está inserido na linha de pesquisa que reflete o compromisso que o homem moderno tem com a natureza, bem como com a preservação das áreas verdes urbanas. Trata-se da abordagem dos principais parques urbanos da cidade de Curitiba, criados no período Pós-Moderno de 1980 a 2000, buscando investigar suas formações históricas e preservações, seus desenhos e composições vegetais (árvores e flores), além de sua relação entre a malha urbana e a sociedade.

O interesse do arquiteto e paisagista Celso Nogueira Araújo em pesquisar os recentes parques urbanos de Curitiba se deu em razão de sua atuação profissional na área de Paisagismo e por esta cidade ser conhecida nacionalmente e internacionalmente pelo seu cuidado na preservação do meio ambiente, rendendo, inclusive, o título de Cidade Ecológica. Celso foi professor de paisagismo no Solar do Rosário durante vários anos, formando diversas turmas e atualmente reside no Rio de Janeiro. O curso de Paisagismo e Projetos Paisagísticos, hoje lecionado pela arquiteta paisagista Luciana Brandão e pelo engenheiro agrônomo Arnaldo Brandão, continua sendo um dos mais requisitados e freqüentados do Solar do Rosário.

O livro não se limita a Curitiba. A pesquisa conta a trajetória e repercussão dos parques que surgiram no final do século XVIII e foram projetados para melhorar a qualidade de vida e de lazer dos habitantes das cidades na era industrial. A obra explica também a criação do Central Park, em Nova York, como o marco de uma nova visão na criação desses espaços verdes inseridos nas cidades. No quinto capítulo, é feito um resgate dos Parques no Brasil desde a época do descobrimento, quando ainda existia a exuberante paisagem natural e sua transformação.

A partir do sexto capítulo, é apresentada a evolução da paisagem em Curitiba, com a inauguração do Passeio Público em 1886. Nos próximos dois capítulos são abordados os temas centrais da pesquisa, os Parques Urbanos de Curitiba: Barigüi, Barreirinha, São Lourenço, Iguaçu, onde fica o Zoológico, Bacacheri, o Parque das Pedreiras, onde fica o teatro Ópera de Arame, Passaúna, dos Tropeiros, do Trabalhador, Diadema, Tingüi e Tanguá. O livro finaliza com a vegetação e as árvores já existentes e as árvores possíveis nos diferentes terrenos e curitibanos.

Serviço:
Lançamento do livro ?Parques Urbanos de Curitiba ? 1980 / 2000?
Autor: Celso Nogueira Araujo
Editora: Livraria Solar do Rosário
Valor do livro R$50,00
26/08, domingo – 11 hs da manhã
Local: Solar do Rosário
Rua Duque de Caxias, 04, Curitiba ? PR
(41) 3225-6232

Voltar ao topo