Sinfônica comemora aniversário com concerto de gala

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) comemora 17 anos neste mês e festeja o aniversário com um concerto de gala na próxima sexta-feira (31), às 20h30, no Guairão. Um fato histórico estará marcando a noite: a estréia mundial da Sinfonia da Lapa, composta pelo grande maestro Alceo Bocchino em homenagem à OSP.
Regida pelo maestro Roberto Duarte, a sinfônica paranaense também celebra os 80 anos da Semana de Arte Moderna dedicando seu concerto de aniversário à música brasileira.
O programa começa com Toccata Sinfônica, do compositor contemporâneo Ricardo Tacuchian, um dos músicos mais conceituados na área da composição. No Brasil, as principais orquestras e grandes recitalistas já executaram sua música. Será a primeira audição paranaense da obra que foi estreada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência de John Neschling, há duas semanas.
A Sinfonieta nº 1, de Heitor Villa-Lobos, será a segunda peça da noite. Escrita em homenagem a Mozart, mas com sotaque bem brasileiro, é a primeira das duas únicas sinfonietas do gênio brasileiro.
O ponto alto do concerto será a estréia mundial da primeira sinfonia do paranaense Alceo Bocchino, maestro fundador e regente emérito da OSP. A Sinfonia da Lapa ? impressões de leitura sobre o cerco militar da Revolução Federalista no Paraná-, foi composta em homenagem a Orquestra Sinfônica do Paraná e dedicada a esposa do compositor, dona Ida e ao historiador David Carneiro, grande estimulador deste trabalho. (Fonte: AE Notícias)

Voltar ao topo