Sinfonética Comunitária Flutuante faz show hoje

O grupo curitibano Sinfonética Comunitária Flutuante, se apresenta hoje, às 20h, no Conservatório de MPB de Curitiba, ao lado do saxofonista Daniel Miranda. Além de clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), durante a apresentação também serão executados sucessos do choro e composições do próprio Daniel.

De acordo com o coordenador do Grupo Sinfonética, o instrumentista Glauco Sölter, é a primeira vez que o saxofonista sobe ao palco para tocar ao lado de Julião Boêmio (cavaquinho), Vina Lacerda (percussão), e do próprio Sölter (violão e baixo).

Segundo Sölter, há uma expectativa positiva em tocar com o saxofonista, que também faz parte da Orquestra À Base de Sopro do Conservatório de Musica Popular Brasileira de Curitiba.

“Daniel tem se destacado em diversas apresentações, principalmente com o sax alto. Essa participação dele deve dar um tom especial para a apresentação”, afirma Sölter, que também é compositor e professor do Conservatório de MPB de Curitiba.

O improviso é uma das características da Sinfonética, que faz com que artistas e plateia compartilhem o inesperado. A formação do grupo e o repertório a ser executado são conhecidos somente quando os músicos começam a tocar.

Sölter explica que o grupo leva ao palco o talento de instrumentistas locais, numa proposta que une improviso e criatividade. “A Sinfonética se reúne todo final de mês, com um músico diferente. É um projeto que apresenta um mapa de músicos da cidade. Todo o mês a gente chama um músico da cidade, que também ajuda a selecionar quem vai tocar”, revela.

Os primeiros encontros da Sinfonética, que se reúne desde 2001, foram em bares da cidade. Em 2004, as apresentações passaram a acontecer no Conservatório de MPB. O espetáculo é uma oportunidade para os jovens talentos estarem ao lado de profissionais experientes.

O repertório conta com obras dos grandes mestres da música brasileira de todos os tempos, como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Edu Lobo, Tom Jobim, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Toninho Horta, Laércio de Freitas e Waltel Branco, além de composições de músicos locais. O objetivo principal do grupo é divulgar e experimentar a produção musical do Brasil.

Serviço

Sinfonética Comunitária Flutuante com o saxofonista Daniel Miranda. Hoje, às 20h, no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 -Setor Histórico). Ingressos: R$ 5,00. Informações: (41) 3321-3208.

Voltar ao topo