Simonal inocentado pelo Conselho da OAB

Brasília – Mais de três anos depois da sua morte, o cantor e compositor Wilson Simonal teve sua reputação restaurada. O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu em última instância inocentar o cantor Wilson Simonal das acusações veiculadas na imprensa na década de 70 de que teria sido delator de colegas durante o regime militar.

Com este entendimento, o plenário do Conselho Federal da OAB encerrou o processo julgado anteriormente por sua Comissão Nacional de Direitos Humanos, que já havia se manifestado pela inocência do cantor. A decisão resultou de um requerimento feito por um fã e pelo filho do artista, Wilson Simoninha.

A análise do caso Simonal provocou polêmica entre os conselheiros federais, que embora unânimes quanto ao mérito da questão, divergiram quanto a três aspectos formais: a “reabilitação moral”, “reconhecimento da honrabilidade” e “reconhecimento da inocência”.

O presidente nacional da OAB, Rubens Approbato Machado, destacou o simbolismo do processo e defendeu um posicionamento favorável do plenário, apesar da divergência. Segundo ele, a maioria dos conselheiros federais manifestou unanimidade em relação ao conteúdo e entendeu tratar-se de um caso exemplar e simbólico relacionado a fundamento básico da Constituição Federal, que é a dignidade do ser humano.

Das três indagações formuladas, apenas a que pedia o desagravo à memória de Simonal foi respondida negativamente, pois a figura do desagravo, conforme o Estatuto da Advocacia e da OAB, é direito do advogado quando ofendido no exercício da profissão.

O filho do cantor, também cantor e compositor Simoninha, acompanhou o julgamento do processo e, ao final, foi convidado pelo presidente Rubens Approbato Machado a sentar-se à mesa diretora para falar ao plenário. Bastante emocionado, disse que sua família havia recorrido à Ordem como última instância e que a decisão do Conselho Federal representa um resgate principalmente para os fãs de Simonal. Segundo Simoninha, desde a divulgação da posição da Conselho Federal em relação ao caso, são inúmeras as manifestações de alegria que a família vem recebendo dos fãs de seu pai.

Voltar ao topo