MPB

Seu Jorge se apresenta hoje em Curitiba

Um dos expoentes do novo momento que vive a MPB é a grande atração de hoje na capital paranaense. O músico carioca Seu Jorge faz única apresentação no Curitiba Master Hall.

O show, que faz parte da turnê do álbum América Brasil, está incluído no lançamento do projeto Curitiba é show, das produtoras Oxigênio, Players e da agência Wellcome Trips, que trará a cada bimestre uma grande atração para a cidade.

O músico, compositor e ator Jorge Mário da Silva, mais conhecido como Seu Jorge, desembarca na capital paranaense após dois anos. Dessa vez, Seu Jorge deixa o violão de lado e liga a guitarra, acompanhado da banda Conjuntão Pesadão.

Terceiro álbum da carreira, América Brasil – O disco traz 11 faixas inéditas de samba, entre elas, América do Norte, Trabalhador e Burguesinha, além da faixa em homenagem a sua mulher Mariana, que leva o mesmo nome.

Seu Jorge acredita que o disco é como aquele que pode “tocar no churrasco ou em casa, no computador, sem pular nenhuma faixa”. É um trabalho bem descontraído, carregado de um humor inteligente e recheado de muito samba-rock.

A participação dos diversos músicos presentes também na gravação do novo disco modifica a sonoridade do cantor, tradicionalmente mais acústica e acrescenta uma pegada “para fazer dançar” de verdade. Nesse quesito destacam-se do novo álbum as já conhecidas e mais tocadas nas rádios Mina do condomínio e Burguesinha.

O repertório do show também abrange canções desde os tempos que Seu Jorge fazia parte da banda Farofa Carioca. Algumas das músicas que devem ser apresentadas durante a apresentação em Curitiba são Carolina, Pretinha, Chega no suingue e Mania de peitão.

O último disco do cantor, mesmo mantendo muito da característica dos dois anteriores, parece ter elementos de sambas mais populares, de raiz mesmo. Em entrevista,  Seu Jorge ressalta a influência do samba no seu trabalho. “O samba faz parte da minha história. Apesar de ter tido muitas outras influências em meu trabalho, o samba estará sempre presente”, afirma o cantor.

Apesar do sucesso, o disco foi lançado de forma independente, com Seu Jorge vendendo ele de cidade em cidade e fazendo a turnê de ônibus. “Eu quis apresentar o novo disco pessoalmente. As pessoas foram ao show sem saber o que iriam ouvir, e eu pude ver a reação delas, a forma como o disco foi recebido em primeira mão, foi um jeito de criar uma proximidade maior entre meu trabalho e aquelas pessoas que foram me ver.”

Seu Jorge acredita que sua música é fruto de muitas influências, desde Michael Jackson até Jovelina Pérola Negra. “Isso faz com que eu me sinta à vontade nos mais variados ambientes musicais”, comenta.