Sérgio Moura lança Brincando de voar

Com este trabalho, sonho passar aos leitores interessados em brincar com o vento o que foi a minha experiência durante os anos em que vivi na capital da floresta amazônica, empinando papagaio no quintal da minha casa e nas ruas da cidade. Jamais deixei de botar papagaio, tanto na cidade onde vivo atualmente como também em outros lugares por onde tenho viajado, mesmo fora do Brasil, porque eu sempre carrego, na minha bagagem, talas, papel de seda, cola e linha apropriada. Minha intenção é mostrar, de forma didática, etapa por etapa, o processo de fazer e brincar de papagaio, da seleção dos materiais à confecção final do objeto, passando pelos preparativos complementares e ajustes gerais, para enfim atingir a etapa decisiva: botar o papagaio no ar. Trecho do livro Brincando de voar, do artista plástico e educador Sergio Moura.

Seu conteúdo apresenta uma narrativa que referência e recorre à infância e adolescência do autor que: ?Observando os papagaios no céu da cidade da janela da sua casa em Manaus?, percebeu a arte monumental, descobrindo a partir dessa experiência sua aptidão para as artes visuais e definindo sua vocação artística profissional.

Uma infância memorável, um tempo em que as atuais gerações podem sonhar e imaginar, de tanta beleza, alegria e o pleno contentamento de um viver criativo, solidário e integrado com o meio ambiente.

Um passeio lúdico e didático, pois ensina o leitor a fazer o brinquedo e também a brincar, ao mesmo tempo em que o autor descreve sua trajetória durante seu percurso quando brincava tanto no quintal da sua casa quanto nas ruas da periferia da capital amazonense, naquele tempo com uma população de 150 mil habitantes.

No ato do lançamento do livro, na Artefacto Sul será realizada a exposição com serigrafias – formato 80×100 cm, artísticas, sobre suporte rígido e uma série de azulejos cerâmicos – formato 20×20 cm, com suporte ecologicamente viável, ambos os materiais tematizando a brincadeira do papagaio. A exposição segue aberta ao público até dia 3 de junho, em horário comercial.

Serviço:

Lançamento do livro Brincando de voar.

Local: Artefacto Sul, Rua Comendador Araújo n.º 672. – Batel – Curitiba.

Data: 18 de maio – quarta-feira, das 18h às 21h.

Voltar ao topo