Semana Andersen começa com atividade cultural

A ?Semana Andersen 2005? será mais que especial para o Museu Alfredo Andersen. Além de comemorar o 145.º aniversário de nascimento de Alfredo Andersen, o museu receberá, em comodato, uma obra do pintor, adquirida pela Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, e 24 obras do inventário da Fundação Honorina Valente. Dessas obras da fundação, dez são de Andersen. As outras pinturas são de artistas consagrados, como Guido Viaro, João Turin e Lange de Morretes.

A sessão solene de assinatura do termo de comodato será no dia 9 de novembro. Nessa ocasião, o presidente da fundação, Rodrigo Valente, entregará a Vera Mussi, secretária de Cultura, uma camiseta comemorativa à parceria, com a logomarca do ?Ser Valente?, nome do Programa de Responsabilidade Social promovido pela Fundação Honorina Valente. A renda obtida com a venda dessas camisetas será revertida à construção da nova sede da Sociedade Crescer, que atende a crianças no contraturno escolar na Vila Zumbi, em Colombo.

Mas as atividades não param por ai. A semana de 3 a 10 de novembro terá programação especial aberta para toda comunidade. Na quinta-feira (3) as crianças assistirão, a partir das 14h, a uma apresentação da peça de fantoches Aventuras de Alfredinho, que conta a vida e obra do pintor, e uma oficina de confecção de camisetas com a releitura da obra Auto-Retrato. Já na sexta-feira (4), a peça será Pintando o sete, com apresentações às 9h e às 14h. Após a encenação acontece uma oficina de cerâmica, onde será confeccionado um painel.

O sábado (5) foi reservado para o folclore paranaense com exibição, a partir das 14h,  da peça Boinitinho, do grupo de teatro do Centro Juvenil de Artes Plásticas. Haverá ainda brincadeiras do Boi de Mamão. A programação continua no dia 8, com exibição às 14h do filme Sr. Alfredo. E no dia 10, há atividades para a ?melhor idade?, com a performance Bate – papo com Guigui. Andersen é considerado o pai da pintura paranaense. A primeira homenagem aconteceu no centenário de seu nascimento, em 1960, mas a Semana Andersen teve início mesmo em 1975. Desde então, muitos eventos, cursos e palestras acontecem neste mesmo período do ano. Como o museu passa por obras de recuperação do prédio, os quadros recebidos serão exibidos apenas no dia 18 de janeiro de 2006, na exposição Andersen, discípulos e amigos. O Museu Alfredo Andersen é um espaço da Secretaria de Estado da Cultura.

Informações no próprio museu, à Rua Mateus Lee, 336, pelo telefone 3222-8262, e-mail maa@pr.gov.br ou no site www.pr.gov.br/seec. Para comprar a camiseta ou receber informações sobre o trabalho da Fundação Honorina Valente, o telefone é 3338-4338.

Voltar ao topo