Seleções faz homenagem à arte

A partir do dia 4 de julho, os curitibanos poderão visitar, no Memorial de Curitiba, a exposição itinerante que reúne obras de grandes talentos nacionais das artes plásticas. A iniciativa faz parte das comemorações dos 65 anos da revista Seleções do Reader?s Digest no Brasil e é uma homenagem dessa publicação à arte e à cultura brasileiras.

Para a diretora-executiva do grupo Reader?s Digest no Brasil, Patrícia Hespanha, a preocupação de Seleções em valorizar a criatividade do artista brasileiro tem sido uma prioridade para o grupo ao longo desses 65 anos de atividade no país.

A mostra ?Seleções da Arte Contemporânea Brasileira? é o principal evento de comemoração do aniversário da revista e vai apresentar 55 obras de pintura e escultura de 33 artistas, de todas as tendências e das mais variadas técnicas, organizadas por regiões, com objetivo de dar uma visão geral do que vem sendo feito de mais representativo nas artes plásticas no Brasil. Esta é a terceira parada da exposição, que teve primeira temporada no Rio de Janeiro, de 15 de março a 15 de abril, no Centro Cultural Correios e a segunda em Porto Alegre, de 10 de maio a 10 de junho, na Casa de Cultura Mário Quintana.

Com patrocínio cultural da Unilever, curadoria de Lucimar Mothé Vianna Marques e avaliação crítica de Ferreira Gullar, a mostra tem como objetivo dar destaque a grandes artistas que ainda não tiveram o reconhecimento da mídia, mas que já fazem parte de acervos de grandes colecionadores e especialistas em artes plásticas no País.

 A pintura, com seus vinte mil anos de existência, deve corresponder a uma necessidade vital do ser humano. É isso que nos mostra a exposição Seleções da Arte Contemporânea. Cada um dos artistas tem sua marca pessoal, seu modo próprio de reinventar a expressão pictórica e enriquecer nosso universo cultural, diz Gullar.

Na região Sul os paranaenses Ayao Okamoto e Luiz Carlos Brugnera, que apresentam a técnica de grafite sobre MDF com verniz automotiva e os quatro riograndenses – Tomazelli, Marta Penter, Julio Ghiorzi e Nelson Wilbert -, representantes da pintura.

Serviço

Seleções da Arte Contemporânea Brasileira – Memorial de Curitiba – Salão Brasil. Rua Claudino dos Santos, s/n.º – Setor Histórico – 4 de julho a 12 de agosto, terça a sexta, das 9h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 15h.

Voltar ao topo