Seleções elege os melhores do ano no Prêmio 100 Mais Brasil

Balanço do ano todo mundo faz: revistas, jornais, emissoras de tevê e até mesmo cada cidadão, ainda que seja apenas com seus botões ou em diálogo imaginário com o travesseiro. A revista Seleções do Reader?s Digest decidiu transformar sua retrospectiva anual em prêmio e os melhores do ano, em cem categorias, serão homenageados na edição de janeiro. Se já é difícil escolher as notícias mais importantes do ano, como faz a maioria das publicações, mais complicado ainda foi montar um ranking de vencedores de uma miscelânea tão eclética que inclui personalidades, lugares, aventuras, tendências, diversão, moda, emoção, artes, feijoada, cachaça e dezenas de outras categorias tão insólitas quanto tipicamente brasileiras. O resultado é o ?Prêmio 100 Mais Brasil?.

Os critérios para as escolhas de Seleções foram cuidadosos mas despidos de preconceito, razão pela qual muitos dos concorrentes da revista foram premiados. Mas a disputa foi muito além da mídia e superou também a circunspecção com que essas listas costumam ser feitas, o que não deixa de ser também uma homenagem ao bom humor do brasileiro.

Estão na lista, lado a lado, o ?casamento mais duradouro?, entre seu Raul e dona Carlinha, que vivem sob o mesmo teto há 73 anos, embora sejam de famílias rivais na conservadora Andrelândia, no interior de Minas; e a ?separação? mais rápida, que desuniu Ronaldinho e Daniella Cicarelli depois de escassos 86 dias de convivência.

Embora tenha distinguido muitas outras celebridades, como o cineasta Fernando Meirelles, o ator Lázaro Ramos, o editor Geraldo Jordão Proença, o jogador Romário e o ginasta Diego Hypólito, o Prêmio 100 Mais Brasil garimpou, sem limitações geográficas, o melhor de um país que muita gente ainda não conhece. Encontrou o melhor sorvete no ?Saborella?, em Brasília; o melhor cachorro-quente no trailer ?Hot Dog de Raça?, em Goiânia; o melhor sanduíche no ?Bar do Mané?, em São Paulo; e até o melhor biscoito no já conhecido ?Goiabinha?, da Piraquê. Churrasco, por exemplo, tem duas categorias: a melhor churrascaria é o ?Galpão Crioulo?, de Porto Alegre, mas o melhor assado de estrada é o do ?Posto Castelo?, na rodovia paulista Washington Luís.

Para atenuar os efeitos da gula que as categorias anteriores despertam, também foi escolhida a mais original academia de ginástica do País: a Bus Bike, como diz o nome um ônibus equipado com bicicletas ergométricas que percorre a zona sul do Rio levando seus alunos para passear. Se a prevenção falhar, é bom saber que o melhor hospital do País é o Albert Einstein, em São Paulo, e que a melhor maternidade é a do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. A propósito, o prêmio gravidez do ano não podia ter outro destino: a jogadora da seleção brasileira de basquete Silvia Cristina só descobriu que estava grávida três dias antes do parto.

Os vencedores:

100 MAIS BRASIL CONSCIENTE

Manchete do ano ?Dirceu cai após denúncias e vai se defender ?na planície? O Globo 17 de junho de 2005.

Cobertura política Blog do Noblat.

Foto do Leitor coluna Ancelmo Gois.

Oratória Roberto Jefferson durante o escândalo do mensalão

Programa de TV CPIs na TV Senado.

Furo jornalístico matéria da revista Veja sobre a Máfia do Apito de André Rizek e Thaís Oyama.

Ombudsman Marcelo Beraba (Folha de S. Paulo).

Vídeo do ano gravação doméstica da d. Vitória, que flagrou da janela de casa as atividades impunes dos traficantes da Ladeira dos Tabajaras, no Rio de Janeiro.

Cidadão do mundo diretor de cinema Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O jardineiro fiel).

Causa perdida Campanha pelo desarmamento da população.

Ousadia editorial revista Trip. Edição com uma bala atravessada, no mês de setembro.

 100 MAIS BRASIL EMOTIVO

Despedida a última partida de Romário pela Seleção Brasileira. Brasil 3X0 Guatemala.

Gravidez jogadora da seleção brasileira de basquete, que só descobriu que estava grávida três dias antes do parto.

Reencontro reencontro da menina Mariana com o capitão da PM Celso Rodrigues, que havia salvado sua vida em 1994.

Casamento mais duradouro Seu Raul e dona Carlinha, de Andrelândia MG, casados há 73 anos.

Casamento e separação do ano Ronaldinho e Daniella Cicarelli. A cerimônia foi supercomentada e a separação chegou 86 dias depois.

100 MAIS BRASIL ARTE

Contista Heloísa Seixas, com a coluna Contos Mínimos, da revista Domingo, do JB.

Livro Infantil Patty Palito, de Susana Klassen. Fala das dificuldades da obesidade na infância.

Fotógrafa de animais Cora Rónai do jornal O Globo.

Guitarrista O maranhense Ozielzinho, de 9 anos.

Teatro Teatro Amazonas Manaus (AM).

Ator Lázaro Ramos.

Livro Almanaque dos anos 80, de André Alzer e Mariana Claudino.

Filme 2 filhos de Francisco, que conta a vida de Zezé di Camargo e Luciano.

Editor Geraldo Jordão Pereira, da Sextante.

Voltar ao topo