De 11 a 21 de agosto estarão expostas no Espaço Cultural Serasa, na Sede Serasa, em São Paulo, 11 pinturas da artista plástica Cristina Portella.

Trata-se de uma exposição sensorial produzida a partir de materiais da floresta amazônica, coletados pela própria artista, com o objetivo de proporcionar o estímulo de vários sentidos. O coquetel de abertura da exposição, que terá a participação da pintora, será no dia 11, às 18h. A Exposição é realizada em parceria com a IBM. As pinturas já ficaram expostas na sede da IBM Brasil e no Centro Cultural São Paulo, em São Paulo.

Para Jacob Klintowitz, autor de 80 livros sobre teoria da arte brasileira, a exposição “Peixes da Amazônia” é resultado de uma “pesquisa interessante de transformar cores e desenhos em formas tácteis, enunciadas em braille e escrita cursiva, em percursos nos quais a mão pode transmitir sensações e emoções. A invenção de um objeto pictórico destinado ao contato corporal”.

Para o presidente da Serasa, Elcio Anibal de Lucca, a importância da exposição vai muito além de proporcionar aos profissionais portadores de deficiência visual da empresa o contato com as obras. “Conhecer esse trabalho é um exercício de sensibilidade e imaginação que amplia o universo de todos nós, não só pela beleza dos quadros, mas sobretudo pela dedicação e preocupação da artista em incluir os deficientes visuais entre os apreciadores da pintura”, afirma Elcio Anibal de Lucca.

Cristina Portella é autodidata e participa de cursos livres de Artes Plásticas no Brasil e no exterior, desde 1994. Criou, em 1995, o Ateliê Infantil Terapêutico no Hospital de Base de Brasília. Está cursando pós-graduação em Arte-terapia na Universidade Federal de Goiânia, e é psicanalista clínica pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil – SPOB. Realizou diversas exposições individuais no Brasil e no exterior e participou de mais de 20 exposições coletivas no Brasil.

O Espaço Cultural Serasa foi inaugurado na terça-feira, dia 5, com a exposição Vida, da artista plástica Rosina D´Angina, que, por meio de técnica mista especial e inovadora de pintura, utilizando tinta acrílica e a óleo sobre texturas de materiais diversos, explorou o tema “VIDA”, mostrando o início do ser e seu desenvolvimento, em um espaço
abstracionista e universal.

A exposição Olhos da Alma, coordenada pela gerência Corporativa Social em conjunto com a coordenadoria do Programa Serasa de Empregabilidade de Pessoas Portadoras de Deficiência da Serasa, estará aberta a visitas de escolas especiais de deficientes visuais. Os interessados poderão agendar visitas programadas pelo telefone 11-6847-8950, com Marcela, das 9h às 18h.

Agenda:
Exposição “Olhos da Alma” – Artes Visuais para Portadores de Deficiência
Visual – de 11 a 21 de agosto de 2003
Coquetel de Abertura: 11 de agosto de 2003, às 18 horas
Local: Sede Serasa – Alameda dos Quinimuras, 187, Planalto Paulista(altura do nº 2.500 da Av. Indianópolis), São Paulo.