Secretaria da Cultura expõe obras de Alani de Mello

O tema atual das telas da artista plástica gaúcha, Alani F. de Mello, são as vestimentas. A artista, que desde 1978 reside em Curitiba, usa a técnica do espatulado e trabalha em acrílico sobre tela para desenvolver a figuração em cenas do dia-a-dia. Cerca de 25 obras, realizadas desde 1999, estarão expostas no Hall da Secretaria de Estado da Cultura, a partir desta sexta-feira (06), às 18h30, até 13 de dezembro. A mostra é aberta ao público com entrada franca.

?É como se as pessoas estivessem ali. As vestimentas têm movimento, personalidade e estilo?, observa Alani. Ela conta que desde criança gosta de costurar e agora, profissionalmente, brinca com as roupas. ?Quando eu era menina, minha mãe fazia bonequinhas e eu brincava de vesti-las. Agora, transferi essa brincadeira para o desenho e pintura?, conta. Seus quadros são todos em preto e branco em dimensões que variam de 0,40 x 0,30 metros a 1,50 x 2,00 metros.

Natural de Santo Ângelo (RS), Alani de Mello reside em Curitiba e iniciou sua formação artística nos ateliês de Arte do Museu Alfredo Andersen, Museu de Arte Contemporânea, Galeria Cocaco, Atelier Iara R. de Mello e de Edilson Viriato.

Sobre o seu trabalho escreveu a professora de História da Arte e Estética Maria Cecília Araújo de Noronha, ? cada quadro, composto por um conjunto de personagens anônimas em situações de realidade e teatralidade, repletas de sutilezas e ambigüidades, deve ser visto além da imagem reconhecível.?

Serviço:
Obras de Alani F. de Mello
Hall da Secretaria de Estado da Cultura
Rua Ébano Pereira, 240
De 6 de outubro, às 18h30, a 13 de dezembro
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas

Voltar ao topo