Despertar o interesse da criança para história do Paraná e suas manifestações culturais e artísticas é uma das preocupações da Secretaria de Cultura, que por intermédio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus/Cosem, oferece para as escolas públicas e particulares uma programação de visitas monitoradas para as suas unidades.

Assim cada museu tem uma equipe treinada para receber alunos do ensino médio, fundamental e universitário com informações sobre acervo permanente e exposições temporárias.

Nos espaços da Secretaria de Cultura, além de conhecer de perto obras originais de grandes artistas, o visitante pode assistir encenações teatrais, exibição de vídeos e outras atividades didáticas, que têm por objetivo tornar dinâmico o processo de democratização do conhecimento.

?A arte compõe o cotidiano e molda cada período da história. Conhecê-la enriquece o ser humano em todos os aspectos?, declara a coordenadora da Cosem, Eliana Moro Réboli. Para ela, a escola é uma das maiores incentivadoras do contato com as mais diversificadas expressões artísticas, contribuindo para a democratização da cultura em todos os níveis sociais.

Desta forma, os espaços da Secretaria de Estado da Cultura disponibilizam uma programação específica para as instituições de ensino e grupos de pessoas que podem agendar previamente visitas monitoradas aos espaços.

Casa Andrade Muricy

Além da visita monitorada, as escolas podem participar de atividades relacionadas às temáticas e técnicas das exposições que estiverem ocorrendo no local. A CAM atende desde alunos de jardim de infância até universitários, incluindo também grupos de terceira idade.

No ano passado, o total de visitas de instituições de ensino chegou a 27 de ensino fundamental e médio, e 19 de ensino superior, sendo que, em média, cada uma levou de 35 a 100 alunos. Contato para agendamento de visitas monitoradas: (41) 3321-4786.

Casa João Turin

É por meio do teatro de bonecos que os monitores da Casa João Turin contam para os estudantes a história da vida do precursor da arte da escultura no Estado. Outros temas pertinentes, como a preservação ambiental e o patrimônio cultural, são também abordados nas peças. Contato para agendamento de visitas monitoradas: (41) 3223-1182.

Museu Alfredo Andersen

Somente em 2006, 130 instituições de ensino ? com média de 100 a 150 alunos por escola ? e mais 300 estudantes provindos de outras cidades do Estado visitaram o museu. Alfredo Andersen é considerado o pai da pintura paranaense e é o enfoque de encenações teatrais e de um audiovisual apresentado nas visitas monitoradas que narram a vida e a obra do artista.

O espaço atende grupos de todas as faixas etárias e organiza, especialmente para as crianças, atividades especiais. O resultado é apresentado anualmente na mostra Projeto Andersen na Escola. Elas também recebem uma cartilha ? Andersen para Crianças ? com passatempos repletos de informações sobre o pintor e seus quadros. Contato para agendamento de visitas monitoradas: (41) 3323-5184 ou 3222-8262 (ramal 35).

Museu de Arte Contemporânea

Atividades envolvendo técnicas relacionadas com as obras à mostra no MAC são organizadas nas visitas monitoradas para escolas. Grupos de diferentes escolaridades são atendidos pelo espaço, que recebeu no ano passado 2.187 alunos, de 39 instituições de ensino.

O museu oferece também atendimento diferenciado para grupos portadores de necessidades especiais. Contato para agendamento de visitas monitoradas: (41) 3323-5265.

Museu do Expedicionário

A história dos acontecimentos envolvendo a Segunda Guerra Mundial é o foco principal das palestras ministradas pelos monitores nas visitas ao Museu do Expedicionário. Os estudantes também recebem explicações sobre o rico acervo, composto por fotografias, filmes, mapas, uniformes, armas, livros e ilustrações referentes à colaboração brasileira no conflito mundial. Em 2006, visitaram o espaço 4.908 alunos de 86 instituições de ensino. Contato para agendamento de visitas monitoradas: (41) 3362-8231.

Museu Paranaense

A história do povoamento do Paraná é traçada no acervo do MP que oferece visitas monitoradas aos estudantes de todas as faixas etárias. Novas atividades serão organizadas pelo museu a partir deste ano. Contato para agendamento de visitas monitoradas: (41) 3304-3319.

Sala do Artista Popular

As expressões da arte popular paranaense e a sua diversidade de formatos podem ser conferidas nas mostras que ocupam a Sala do Artista Popular. O espaço também agenda visitas monitoradas de grupos de todas as escolaridades. Contato para agendamento de visitas monitoradas: (41) 3321-4743.